Os Cargos do Futuro no Marketing Pós Transformação Digital

A evolução tecnológica vem alterando o modo como a sociedade se constitui. Com a tecnologia, nossas relações mudaram, nossos comportamentos se adaptaram e nossa forma de trabalho também se alterou.

As novas ferramentas criam demandas específicas de cada profissional e o marketing não poderia estar de fora, não é mesmo? O crescente uso de Big Data e as mudanças no perfil de consumo (como a tomada de decisão) apontam para novos caminhos dentro das atribuições que um profissional de marketing deve dominar. Eita!

Por muito tempo, os profissionais de marketing precisaram usar a criatividade para construir novas oportunidades e, apesar de continuar sendo fundamental, ela precisa ser, cada vez mais, pautada por informações, tecnologias e visão gerencial, tanto de pessoas como nos processos.

O segredo está em unir todos os dados coletados, desde e-mails cadastrados, números de cliques, interação nas redes sociais, até em como os usuários gastam seu tempo em seu site e, a partir disso, conseguir criar estratégias para alcançar o seu target de forma mais assertiva ;)

Já pudemos presenciar algumas mudanças no mercado e, também, as famosas “substituições do homem pela máquina". A implementação dos chatbots no marketing digital foi de grande sucesso, já que esses assistentes virtuais tornam o atendimento ao cliente mais otimizado e escalável, sem deixar a personalização de lado - extremamente importante na nossa sociedade imediatista e carente.

A Inteligência Artificial é a protagonista neste cenário - mas acho que isso você já sabe, né?! Com o seu aperfeiçoamento, este contato direto com o consumidor será cada vez mais eficiente e feito de forma mais natural. O marketing, com o auxílio da Inteligência Artificial e do Big Data, está abrindo caminho para uma relação mais humanizada e personalizada entre marcas e pessoas, em que cada consumidor será ouvido e tratado da maneira como merece. Mais humanizada, mas com menos seres humanos na relação!!! :s

Dessa forma, descobrir como é o comportamento do consumidor e fazer uma conexão emocional através do conteúdo, design e mídias sociais, baseado nos dados coletados, é o primeiro passo de atrair e fidelizar os seus clientes.

De acordo com a Head de Marketing da Cognizant no Brasil, Erica Yoshioka, o trabalho no marketing era chamar a atenção das pessoas, mas, atualmente, as marcas utilizam algoritmos para prever o que, quando e como oferecer para seus clientes.

Resumindo... as novas profissões vêm como uma iniciativa da empresa para identificar e analisar as principais tendências do mercado. Um estudo da Cognizant identificou 21 novos cargos que podem surgir num futuro próximo devido à presença da tecnologia:

1. Auditor de Viés Algorítmico - o profissional deve monitorar cada elemento de Inteligência Artificial, desde o desenvolvimento de produtos e análise de vendas até recrutamento e revisão de contratos. Segundo o estudo, o candidato ideal para esse cargo deverá saber criar jornadas de consumo acessíveis e inclusivas. Fácil, né? kkk

2. Etnógrafo de Dados - o etnógrafo de dados não apenas analisa números, mas os utiliza para saber como os consumidores interagem com a marca - extremamente importante nessa era digital. Este profissional deve extrair o melhor dos dados para aprimorar a experiência do consumidor!

3. Planejador de Missão e Valores - o foco deste profissional é definir e articular as contribuições de uma empresa para a sociedade e seus propósitos para consumidores e funcionários. É preciso, para tal, a compreensão de ambientes corporativos e de redes sociais para construir, manter, gerenciar e polir discursos empresariais em um mercado cada vez mais concorrido.

4. Neurotestador A/B - este profissional será responsável por fazer com que as marcas conheçam seus clientes na vida real para conseguir dados sobre o que eles acham de seus produtos e serviços. O testador precisa elaborar relatórios sobre a atividade cerebral de consumidores quando entram em contato com a marca. Oh God!

5. Engenheiro de Lealdade - oi? Isso mesmo! Neste trabalho, o engenheiro escuta e identifica as necessidades dos clientes e utiliza os insights para criar conteúdo, tutoriais on-line, eventos, oportunidades exclusivas e adaptações aos programas de fidelidade tradicionais.

6. Gerente de Humor e Empatia - não, não é piada! Os gerentes de humor e empatia têm papel importante em indústrias como a do varejo, em que a competição de preços e produtos se estagnou e as emoções constituem o próximo campo de batalha. Este profissional deve analisar toda a situação de interação do cliente com a marca, qualificar as emoções envolvidas e propor estratégias para atingir a experiência ideal. Relacionamento é tudo!!!

7. Designer de Feedback e Avaliações - pensando que os clientes ficam engajados por mais tempo quando tem acesso a experiências personalizadas, este profissional deverá desenvolver e automatizar o feedback dos clientes, além de criar, testar e ajustar os mecanismos de Inteligência Artificial para converter em melhorias na jornada de consumo.

8. Analista de Marketing entre Marcas - a principal função deste profissional de marketing é catalisar as relações entre empresas e marcas em expansão. Com isso, os consumidores não precisam mais pensar no que gostariam de comprar ou fazer, porque as máquinas já fazem todo o trabalho operacional ;)

9. Analista de Sexto Sentido - quando a gente pensa que já viu de tudo… kkk vamos lá: nesta função, o trabalho do analista será auxiliar a área de desenvolvimento de produtos e serviços a definir e estender o relacionamento com a mídia e os influenciadores. O profissional precisará conhecer e ter acesso a uma vasta rede de influenciadores para garantir a credibilidade da próxima tendência.

10. Designer de Personalidade de Máquinas - como designer de personalidade de máquina, o profissional dará voz e personalidade a produtos e serviços digitais, a partir das necessidades dos clientes com a experiência ideal. Para isso, é preciso ter intuição afiada, trabalhar com pessoas e ter conhecimentos em cultura, etnografia, sociologia e branding. Só!

11. Assistente de Simulação - neste cargo, a principal função é coletar e apresentar previsões para modelar futuros cenários de uso para os serviços e produtos que a empresa oferece aos seus consumidores.

12. Especialista em Bem-Estar - os especialistas em bem-estar complementam produtos e serviços com expertise sobre como fazer escolhas mais saudáveis e criar momentos personalizados na jornada do consumidor. Dessa forma, o profissional ideal deverá ter conhecimentos em nutrição, educação física, saúde mental e vida saudável.

13. Planejador de Assinaturas - considerando que os hábitos de consumo migram cada vez mais para um sistema de assinaturas, os times de marketing precisarão de um profissional responsável por criar um framework de assinaturas, conquistar a lealdade e estabelecer um canal direto de vendas. Será importante analisar situações de contato entre a marca e o cliente, qualificar as emoções e propor uma estratégia.

14. Planejador Tátil - com novos materiais e a habilidade de programar texturas responsivas, surge a oportunidade de usar superfícies táteis para criar desejo ou interesse pelo toque. O planejador deverá encontrar texturas, materiais e vibrações que estimulem o tato e se conectem ao público.

15. Especialista em Biomarketing - os dados biométricos oferecem insights valiosos sobre os clientes e podem ser usados para feedbacks imediatos ou para armazenar conhecimento. O papel deste especialista será encontrar oportunidades para aproximar os consumidores das marcas.

16. Gerente de Ética para Pessoas e Robôs - o profissional deve ser garantir que todos sigam e coloquem em prática os valores corporativos, além de analisar os dados de cada departamento para entender o que os colaboradores e máquinas pensam dos valores da companhia.

17. Especialista em Marketing de Microinterações - as microinterações acontecem a qualquer hora em qualquer lugar e podem fortalecer as mensagens da marca e diferenciar relações entre os consumidores. Por isso, é necessário entender esse fenômeno e aprender a catalisá-lo. O profissional deverá mapear todas as regras e todos os feedbacks para encontrar oportunidades que possam influenciar uma decisão ou percepção

18. Diretor de Robôs Criativos - em pouco tempo, o marketing criativo será realizado por robôs. O diretor de bots criativos deve garantir que eles criem experiências atraentes e autênticas, que possam se conectar com os clientes em um nível emocional.

19. Arquiteto de Marketing Virtual - este profissional precisará entender as motivações, os desejos e a jornada dos consumidores no espaço virtual, assim como identificar as oportunidades para influenciar os clientes.

20. Gerente de Persuasão - no mundo conectado dos smart devices, não serão mais as pessoas fazendo recomendações para seus amigos, mas sim uma combinação de pessoas e algoritmos orientados por Inteligência Artificial e machine learning. A disputa por espaço nos buscadores ficará cada vez mais acirrada e, por isso, esse profissional precisa ser capaz de construir recomendações automatizadas e persuadir os buscadores a considerar seus produtos e serviços em lugar dos concorrentes.

21. Especialista em Storytelling - este especialista deve organizar os conteúdos gerados automaticamente nas mídias e garantir que não haja cacofonia entre vozes e ações automatizadas. Usará a lógica humana no fluxo de comunicações geradas por máquinas para ajustar e alterar as mensagens com o objetivo de manter a autenticidade e consistência da marca. Já falamos tanto disso por aqui…

O profissional do futuro necessita desenvolver habilidades de gestão disruptivas, que concentrem a capacidade de ler oportunidades em cenários de mercado e informações coletadas pelas plataformas de inteligência artificial e automação. Por isso, eles precisam ser multidisciplinares e unir a criatividade, o business e a tecnologia para proporcionar mais experiências e conveniências para os customers.

FONTE:

https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/38460/pesquisa-mostra-novos-cargo s-que-o-setor-de-marketing-tera-no-futuro.html

https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2019/10/07/21-novas-profissoes-do-m arketing-pos-disrupcao-tecnologica.html

https://www.mundodomarketing.com.br/artigos/douglas-ribeiro/38155/o-futuro-do-profissiona l-de-marketing.html

https://www.nexomkt.com.br/blog/marketing-no-futuro/

https://blog.bighouseweb.com.br/futuro-do-marketing-digital-como-a-inteligencia-artificial-vaiimpactar-o-dia-a-dia-da-area/

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