Comportamento do Consumo de Streaming no Brasil

Todos nós sabemos que o consumo de plataformas de streaming hoje em dia é algo muito comum na vida das pessoas, mas não foi sempre assim desde quando foram lançados. Estudos e pesquisas realizadas apontam que, até 2019, apenas 16% dos brasileiros tinham o costume de assistir filmes e séries via streaming todos os dias, mas esse cenário mudou com a chegada da pandemia. Vai dizer que seus hábitos não mudaram? Claro que sim!


Com o isolamento social em 2020, as principais plataformas de streaming tiveram um crescimento exponencial!!! Estudos realizados pela Mind Miners apontam que 31% dos brasileiros, hoje em dia, têm o costume de assistir filmes e séries diariamente :o Mas vamos um pouco mais a fundo... Dentre todos os entrevistados, as séries são as favoritas do público, com uma liderança de 55% e, logo em seguida, vêm os filmes com 33%. E ainda incríveis 77% apontaram que adoram passar horas nos serviços de streaming maratonando seus conteúdos preferidos. Você também é desse time? :D


Também não podemos esquecer de toda a influência que as séries trazem para o mundo real. No final de outubro de 2020, foi lançada a série “O Gambito da Rainha” com produção original Netflix, e foi um sucesso em todo o mundo com mais de 62 milhões de espectadores em apenas 28 dias de lançamento. Mas onde entra essa “influência das séries”? Vamos lá, a Ri Happy, maior varejista de brinquedos do Brasil, registrou uma crescente de mais de 200% em vendas de seus conjuntos de xadrez em relação a novembro de 2019, exatamente 1 ano antes da estreia da série. Ficou surpreso? Mas não para por aí não! A J’adoube, loja especializada em xadrez, comunicou que teve um crescimento de 114% em seus pedidos e um aumento de 103% em sua receita após o lançamento da série original Netflix. Chocante, né?


Podemos passar horas falando do escândalo que foi essa série, sem contar várias outras como Lupin e La Casa de Papel; mas a questão mais crítica é que profissionais da área apontaram que os serviços de streaming podem ter uma queda muito grande nos próximos meses. Com mais tempo livre em 2020, as pessoas pegaram o costume de maratonar séries cada vez mais rápido e, consequentemente, ficaram sem o que assistir, e é exatamente essa tendência que aponta a queda das plataformas.


O descompasso entre a velocidade com que as pessoas assistem às obras com a velocidade com a qual são produzidas é um fator muito crítico para esse declínio. O preço ainda é muito determinante também, sem contar com a variedade e qualidade de títulos disponíveis nas plataformas. Sinceramente, acreditamos que já é um costume nosso e que sim, as plataformas terão uma pequena queda, mas nada muito perigoso para as empresas… E você, acha que tempos preocupantes estão chegando para as plataformas de streaming? Ou que tudo isso é apenas uma fase e que um pequeno caimento do consumo é normal?


Referências:


https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/39410/como-e-o-comportamento-de-consumo-de-streaming-de-video-no-brasil.html

https://www.consumidormoderno.com.br/2020/12/31/plataformas-de-streaming-impactando-comportamento-de-consumo/

https://mercadoeconsumo.com.br/2020/09/25/consumo-de-streaming-e-habito-diario-para-43-dos-brasileiros-durante-a-pandemia/

https://jadoube.com.br/


PUBLICAÇÕES RECENTES

NOSSAS REDES SOCIAIS 

  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin