top of page

NFT e a Digitalização de Tudo

Se você tá ligado nas novas tecnologias que vem surgindo aí, principalmente em relação a criptomoedas e blockchains, você conhece NFTs ou no mínimo sabe da existência delas. Quem não pesquisou ou sabe bem por cima sobre esse tema tem muitas dúvidas sobre o que é, para que funciona, como fazer uma, porque realmente é um conceito muito abstrato, mas fica tranquilo que estamos aqui para te inteirar!


NFTs são Non-Fungible Tokens, ou no português "tokens não-fungíveis"; ou seja, são tokens que não podem ser trocados por elementos de mesma espécie, quantidade e qualidade, diferentemente de uma cédula de 100 reais, que pode ser trocado por duas notas de 50 reais. Para você entender melhor esse conceito, vamos pegar outros exemplos de bens não fungíveis: carro. Você pode ter um carro de 100 mil e dois de 50 mil; eles valem a mesma quantidade, mas não são a mesma coisa. O mesmo acontece com uma obra de arte, imóveis, ingressos e por aí vai. Ou seja, a função de uma NFT é tornar um ativo digital, seja um meme, uma arte, uma foto, um objeto digitalizado, moedas, músicas, skins, avatares etc. algo único, que não pode ser trocado por outro semelhante por ter características e valores diferentes.


Mas daí você vai me falar: "o que me impede de eu tirar um print dessa arte, que é uma NFT, falar que é minha e usar ou vender para alguém?". Bom, é a mesma coisa que você ir no Museu do Louvre e tirar uma foto da Monalisa, ela é sua? Não, tampouco é algo que tenha algum valor. Você não pode falar que é a verdadeira.


Essa unicidade é proporcionada pelo blockchain, que é, basicamente, um sistema que registra todas as transações de recebimento e envio de informações e as protege, impedindo que sejam alteradas. É um documento completamente rastreável e é possível ser acessado por qualquer usuário, algo que também garante que essas informações não sejam fraudadas por terceiros. Isso é de extrema importância para uma NFT, porque o valor dela se baseia completamente na confiança da autenticidade do ativo.


Dessa forma, as NFTs servem para garantir a originalidade de algo digital e que ele é seu, ou seja, assim que você compra um token não-fungível, você tem uma garantia de que esse arquivo é seu e que só você tem o código dele, mas de qualquer forma, isso não impede de ser copiado…


Como esta NFT da coleção Bored Ape Yacht Club, que foi comprada pelo, nada mais nada menos, 2 vezes MVP e 3 vezes campeão da NBA Stephen Curry, por uma pequena bagatela de 180 mil dólares, que, simplesmente, entramos no Google, pesquisamos "NFT Stephen Curry", salvamos e colamos aqui. Então, a pergunta que fica, é por que alguém compraria um token desse tipo, ainda mais se ele pode facilmente ser copiado?


Respondendo à primeira parte da pergunta, alguém compraria uma NFT única e exclusivamente por especulação. Muitos acreditam que este mercado é a nova forma de colecionar itens e uma obra de arte pode facilmente se tornar uma NFT que só você tem digitalmente. Então, com o passar do tempo, as pessoas comprarão esses tokens para ter acesso exclusivo a obras originais.


Indo para a segunda parte da pergunta, mesmo que tenham diversas cópias da sua NFT na Internet, só você tem a exclusividade dela, afinal apenas você terá acesso ao arquivo dela, com o seu nome como proprietário e com a qualidade correta da imagem - que vai se perdendo ao longo do tempo que copiam. As pessoas dão valor à exclusividade e à raridade e é sobre isso que uma NFT se baseia, então se torna um status ter uma, o que explica os altos custos de diversos projetos. Conseguimos ver vendas milionárias todas as semanas, basta você olhar alguns exemplos que trouxemos de um mês para cá:


A primeira foi vendida por 2.68 milhões de dólares e a segunda por 6.02 milhões de dólares.


No fim das contas, a criação e venda de NFTs tem um único motivo: o ganho monetário que isso proporciona. O criador ganha porcentagem do valor de todas as transações realizadas; o comprador compra um produto que pode sofrer uma valorização, ganhando dinheiro ao vender. Claro que existem pessoas que compram apenas para colecionar, mas não é o maior motivo.


Porém há algo interessante por trás disso tudo: todas as coleções de NFTs vêm com um projeto, muitos deles que dão acesso a eventos exclusivos (o grande atrativo do Bored Ape YC e motivo para a compra do Curry), produtos, benefícios exclusivos e muitos também doam parte dos lucros. Então, acaba que ser dono de uma NFT é muito mais do que só ter uma imagem digitalizada; é um status, que te retornará em diversas formas, seja monetariamente, seja em benefícios.


Muito louco isso, né?? O que vocês acham das NFTs, será que isso vai para frente?? Realmente é um mercado novo ao qual devemos estar atento e, talvez, tentar pegar uma parcela desse dinheiro todo, né? :P


Referências:


PUBLICAÇÕES RECENTES

NOSSAS REDES SOCIAIS 

  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
bottom of page