top of page

A Influência das Séries no Mundo da Moda

Quando entramos no mundo da moda, talvez estejamos falando de uma das áreas em que a influência atua mais fortemente. Não é à toa que se chama "moda", que tem como definição: "conjunto de opiniões e gostos, assim como modos de agir, viver e sentir coletivos". Ou seja, quando vemos um influencer, estilista, ator, cantor ou qualquer pessoa da mídia que gostamos usando certos tipos de roupas, tendemos a buscar vestimentas parecidas, afinal, queremos ser iguais a eles - movimento hype mandou um beijo ;)


É natural assistirmos a filmes e séries de atores e atrizes que amamos e nos inspirarmos nos aspectos e estética dessas obras. Às vezes, vemos casos estranhos, como a tão amada série "Game of Thrones", que inspirou nomes de cerca de 11.500 bebês, nos EUA, entre 2016 e 2018, como Arya, Khaleesi, Tyrion, Nymeria, Daenerys e muitos outros. Mas também vemos casos em que o visual e as vestimentas se sobressaem.


Hoje, a cobertura das séries é infinitamente maior que a de poucos anos atrás e, também, as mídias sociais desempenham um papel importante nessa questão, mas não faltam exemplos mais antigos.

Quem não conhece Friends?? Uma sitcom de meados dos anos 90, que se estendeu por 10 excelentes temporadas; uma das séries mais amadas de todas e que, até hoje, depois de 27 anos do seu lançamento, é assistida por pessoas que estavam longe de chegar ao mundo no dia do seu encerramento. A influência da Rachel, Monica e Phoebe foi tão grande, que elas conseguiram mudar a moda na época, com roupas que fazem sentido até nos dias atuais. Com um estilo prático, descomplicado, realista para o consumidor geral e, claro, sempre divertido, as minissaias da Rachel, os jeans ou looks monocromáticos da Mônica e os acessórios fofos de cabelo, quase excessivos, da Phoebe criou-se um estilo atemporal.



Ainda nas séries mais antigas, temos outra famosíssima: Sex and the City. Atraindo o público feminino com o seu estilo mais elegante de grife, revolucionou a moda como um todo. Essa série trouxe combinações diferentes e ousadas, antes inimagináveis, como os looks transparentes, saias volumosas para o dia-a-dia, tutus, roupas bem estampadas e por aí vai!


Outro clássico é a Família Addams! Quem não lembra da Mortícia Addams, com o seu cabelo preto, enorme e liso, e seu vestido preto?? Claro que não podemos falar que as pessoas, depois de assistir a um episódio desta série, começaram a se vestir de preto e ou com roupas mais pesadas, muito menos falar que esse filme teve a mesma influência que as outras duas séries que comentamos, mas é interessante citar este caso, porque a Família Addams revolucionou um segmento mais específico: as roupas góticas! Por muito tempo, os góticos se inspiraram bastante nesta sitcom e, até hoje, podemos encontrar aspectos desta série nesse estilo.


Finalmente, chegamos às séries mais atuais! Não precisamos nem falar que os casos são muitos, mas dentre diversos deles, temos aquela série anos 80, uma homenagem aos clássicos de ficção científica e terror da época, com uma trilha sonora impecável e nostálgica, lançada em 2016; você já deve saber de qual estamos falando, né? Stranger Things! Uma série excelente, que trouxe à tona a estética dos anos 80, com calças de cintura alta, cabelos volumosos, shorts masculinos curtos e, é claro, roupas bem estampadas e cores vibrantes - mesmo fugindo do clichê desta década. Alguma semelhança com o que está na moda hoje em dia? Pois é, é o que imaginamos… É normal vermos as pessoas buscando por roupas desse estilo todo lançamento de temporada ou até aspectos dessa estética se mesclando com algumas peças atuais.

Outro caso recente é da série Euphoria, da HBO. De fato, este seriado é mais famoso no público jovem, fazendo bastante sucesso para pessoas de 20 e poucos anos. Uma breve explicação da história, caso você não conheça: ela retrata a vida da Rue (Zendaya), uma garota que está passando por um processo de reabilitação, e como isso afeta as relações dela, mostrando bastante aquela coisa de "high school" americano, festas, álcool, drogas e a vida de um adolescente, mas de uma forma séria, longe de vangloriar esse estilo de vida, abordando questões como vício, sexualidade e homofobia.

Euphoria tem uma estética completamente psicodélica, bem presentes em festas e baladas, com bastante brilho e cores, influenciando nas roupas, mas, principalmente, nas maquiagens. Depois do seu lançamento, em 2019, tornou-se muito comum ir a festas universitárias e encontrar pessoas com maquiagens mirabolantes - e lindas - inspiradas em Euphoria, além de páginas e páginas no Instagram, ensinando a como fazê-las (inclusive no Brasil).




Achou que iríamos deixar de lado tendências do público masculino, né?? Temos que trazer pelo menos uma… Bom, a esta altura do campeonato, você já deve estar pensando no nosso Peaky Blinder favorito, o elegantérrimo Tommy Shelby. Se você já assistiu a esta série, você sabe o quanto é ótima e o quão "másculo" é Thomas e os malditos Peaky Blinders, por isso não é de se assustar que os homens de hoje em dia iriam buscar algum aspecto para ficarem mais parecidos com a gangue de Birmingham. As vestimentas dos anos 20 a 30 são um pouco complicadas de serem adequadas aos dias atuais, mas vemos algumas peças voltando a ser usadas, como os coletes ou sobretudos. Acontece que o prêmio vai mesmo para o corte de cabelo! Ele pegou mesmo em 2019, depois do lançamento da quinta temporada; era impossível entrar num local sem ver o corte dos Peaky Blinders!


Mas e aí, você sabia da força que as séries têm na moda?? Já chegou a seguir alguma dessas tendências?? Imagino que sim!


Referências:








PUBLICAÇÕES RECENTES

NOSSAS REDES SOCIAIS 

  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
bottom of page