O verdadeiro impacto das "fakenews"

"Para diferenciar uma notícia verdadeira de uma notícia criada é necessário confirmar se essa é uma verdade real, uma verdade que vem dos fatos."

Você sabe de verdade o que são as tão populares “fake news”? As notícias falsas são uma forma de imprensa marrom (veículos de comunicação considerados sensacionalistas) que compõem a distribuição deliberada de desinformação ou boatos via mídia impressa, televisão, rádio, ou - principalmente - online, nas mídias sociais. Este tipo de notícia é publicado com a intenção de enganar, a fim de se obter ganhos financeiros ou políticos, muitas vezes com manchetes sensacionalistas, exageradas ou falsas para ganhar atenção. Aquela mentirinha básica, né? Sí, pero no mucho…

Com uma geração cada vez mais nutrida de notícias, mas de pouco conhecimento :/, junto ao avanço da tecnologia, surge um maior número de informação errônea vindo do princípio de que qualquer um pode publicar qualquer coisa na internet, dando, assim, abertura para o crescimento das famosas “fake news”. E aí a gente já não sabe mais em quem acreditar...

A agilidade com a qual se cria e distribui notícias falsas e de fácil circulação, simultaneamente ligada ao descompromisso com a veracidade dos fatos que permeia a atualidade, dá a qualquer indivíduo conectado às redes a concentração do poder de mídia! E de repente todo mundo é jornalista, blogueiro, e sei lá mais o que! \o/

A evolução da tecnologia impulsiona as formas de poder remotas e ignorantes, remetendo progressivamente ao fanatismo, por exemplo, uma vez que as mediações - que antes funcionavam como uma espécie de curadoria - são atropeladas diariamente pelo narcisismo dos usuários. Selfie atrás de selfie atrás de selfie.

Para diferenciar uma notícia verdadeira de uma notícia criada é necessário confirmar se essa é uma verdade real, uma verdade que vem dos fatos. A verdade factual é diferente das verdades irracionais, já que está relacionada com acontecimentos vividos coletivamente e trabalha com evidências e demonstrações. Ou seja, sem achismos e crenças, tá?! \o/

Os fatos são confirmados pela experiência de viver em sociedade, visto que todos os sujeitos são capazes de perceber os fatos e formar juízo sobre eles - todos? Será? Kkk brincadeiras à parte, sem uma base de verdade pautada em fatos, qualquer doutrina deteriora e se transforma em fanatismo.

As legiões que combatem o registro dos fatos tornam-se maiores em número do que grupos que prezam a racionalidade e os fatos. De acordo com o professor e pesquisador Eugênio Bucci, em entrevista ao Estado de São Paulo, quando a mentira se torna poder e impõe uma disciplina tribal em que a dissidência deixa de ser possível, a ideia de ética se perde. :o Ou seja, as “fake news” são a forma mais prática de se abolir a ética.

Portanto, a censura se faz valer apenas na base da força e converte-se em resultado de uma não-verdade moral, estabelecendo como comum um modo, exclusivamente, de vivenciar experiências.

As três instituições estruturalmente vocacionadas para o confronto das notícias não reais são a imprensa, as escolas e as bibliotecas; estas possuem a função de assegurar a qualidade do rumo que se tem acesso ao conhecimento. Btw, bora estudar!

Quando se deixa de lado a habilidade da interlocução e volta-se para a solução na base da autoridade formada, renuncia-se a política da moral. Para haver política se faz necessário que as opiniões sejam baseadas nos fatos que todos admitam ser verdadeiros.

Em virtude da desconsideração dos fatos como fundamentação dos argumentos, perde-se o vínculo com o bom senso e, desse modo, prosperam o fanatismo, a intolerância, a prepotência, o preconceito e a violência.

Ou seja, watch out!!! As fake news não estão de brincadeira… seus impactos na sociedade são realmente graves.

PUBLICAÇÕES RECENTES

NOSSAS REDES SOCIAIS 

  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin

SOBRE O BLOG DO LIMÃO DIGITAL

SOBRE A LEMONADE SCHOOL

QUERO RECEBER NOVIDADES E DICAS DA LEMONADE SCHOOL.

 Este blog é dedicado a todos os alunos da Lemonade School, mas principalmente aos curiosos, sonhadores, empreendedores e visionários que compartilham dos mesmo ideais e paixões difundidas em nossas salas de aula. Sejam muito bem vindos ao universo da Lemonade School. Enjoy and  Share. 

LemonadeSchool

© 2017 by LEMONADE SCHOOL. Orgulhosamente criado para você