O Impacto de Filmes e Séries no Consumo

Todos nós sabemos que a televisão sempre teve um grande impacto no comportamento e consumo das pessoas, mas com as grandes séries e filmes das plataformas de streaming isso não é diferente. Hoje, viemos falar um pouco de como essas obras acabam impactando, de alguma forma, na vida pessoal de quem as assiste.


Vamos começar falando sobre 2020, o ano em que a pandemia chegou. Até então, o consumo de streamings não era algo rotineiro por não passarmos tanto tempo em casa, mas dados da Conviva, plataforma de inteligência em tempo real para mídia de streaming otimizada, mostra que, de 2019 para 2020, o tempo de uso das plataformas de séries e filmes aumentou em 63% e isso é claramente um sinal de que estamos cada vez mais conectados com esse mundo e que passamos mais tempo na frente das telas.


Mas você sabe quais são os impactos dessas obras audiovisuais nos nossos comportamentos e consumo? Estudos feitos por psicólogos afirmam que, após assistirmos alguma série de grande sucesso, começamos a reproduzir gestos, manias e algumas outras “imitações” dos personagens principais da obra. Em nosso outro texto do Blog, Comportamento do Consumo de Streaming no Brasil, abordamos um pouco sobre toda essa influência com séries como O Gambito da Rainha e La Casa de Papel (vale a pena dar uma olhada, viu? rs).


Todos sabemos que O Gambito da Rainha foi uma grande obra protagonizada por uma jogadora de xadrez amadora que chegou ao nível mundial, mas você sabe o quanto que o mercado de xadrez girou após o lançamento dessa série? Vamos por partes então… Nos primeiros 3 dias de lançamento, a série já batia 551 milhões de minutos assistidos, o equivalente a mais de 1 século rs, SIM! A obra teve proporções extraordinárias e aumentou em 88% a busca por “xadrez”, 150% a busca por “jogadas de xadrez” e em 500% o número de jogadores no site Chess.com. Uma série totalmente revolucionária em questões de comportamento e consumo do telespectador.


Mas nem só de Queen 's Gambit vive a Netflix! Você se lembra da famosa série Emily in Paris? E se eu te contar que ela, na época de sua estreia em outubro de 2020, se tornou a série MAIS MARATONADA DO MUNDO? As buscas por “Francês” e “Paris” aumentaram em 47% e 43% respectivamente, ou seja, não era apenas uma série sobre uma garota que foi trabalhar na frança; as pessoas realmente se encantaram com a cultura do país a ponto de irem atrás de aprender um novo idioma e/ou conhecer um pouco mais sobre a França. Uma série que acabou por incentivar os estudos, de certa forma, e que mostrou o mundo fora dos EUA.


E pra finalizar, vamos falar um pouco sobre a série de 2016 The Crown, lembra dela? Mesmo tendo sido lançada há 5 anos, aumentou em 1000% a busca por ternos azuis e em 7000% a busca pelo uso de gola alta na moda. Sim, hoje entendemos que o mundo das obras audiovisuais podem revolucionar o mercado e acabar mudando todo um comportamento de alguém.


Outras séries, como Gossip Girl e Sex and the City, criaram personagens tão marcantes e icônicas que passaram a ditar seus próprios estilos no mundo da moda! Que adolescente dos anos 2010 não se lembra das patricinhas Blair e Serena, desejando seus closets e todo o glamour das socialites nova-iorquinas?


E você? Já fez alguma loucura ou começou um novo hobbie por conta de alguma série ou filme? Conta aí pra gente!


Referências:


https://blog.betway.com/pt/cassino/afinal-como-as-s%C3%A9ries-de-grande-sucesso-impactam-a-sociedade/


https://mundodecinema.com/impacto-das-series-de-tv/


https://www.blogdolimao.com.br/single-post/comportamento-do-consumo-de-streaming-no-brasil




PUBLICAÇÕES RECENTES