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Ilhados com Beats

Diante do aumento da competitividade e das mudanças tecnológicas e comportamentais percebidas nos últimos anos, as marcas se encontram na necessidade de inovar, acompanhar e materializar tendências.


A ascensão dos influencers digitais e o desejo das marcas de se associarem a eles é alvo de grande atenção nos últimos dois meses. A começar pela Anitta com a Skol Beats...


Em setembro de 2019, Anitta se tornou head de criatividade e inovação da Skol Beats, da Ambev. As expectativas para que ações incríveis rolassem a partir daí eram enormes! E não era pra menos né? Afinal, duas marcas referência em comunicação jovem trabalhando juntas só podia dar certo. Dito e feito, a artista internacional, como sempre, vem surpreendendo todo mundo.


Em meio ao sucesso da 21ª edição do Big Brother Brasil e a ausência das comemorações físicas presenciais do Carnaval em 2021, Anitta aproveitou para anunciar a sua próxima jogada de marketing: “Ilhados com Beats”, o novo reality show brasileiro. Com certeza você já ouviu falar… mas sabe como foi o desenrolar dessa ação??


A atração surgiu em fevereiro depois de a cantora brincar em suas redes sociais que criaria um reality show privado em uma ilha, se mostrando indignada com o andamento da atual edição do Big Brother Brasil. Btw, quem não, né??


Ao acompanhar a repercussão do post, que rapidamente se tornou um dos mais comentados no Twitter, o time criativo da MAP Brasil, agência líder em gestão de talentos do país, tratou de fazer com que a brincadeira se tornasse um sucesso e um dos maiores cases de marca do Carnaval em 2021.


“Vimos, na repercussão daquele post, uma oportunidade de inovar e apresentar ao mercado soluções criativas e de levar entretenimento para a casa das pessoas neste Carnaval”, disse Amanda Gomes, sócia e fundadora da agência.


O projeto nasceu, portanto, da expertise da Anitta, junto à MAP Brasil e ao Grupo Rodamoinho, holding de empresas com olhar voltado para o entretenimento criado por Anitta, em parceria com WMcCann e Endemol Shine Brasil.


O reality contou com seis episódios, nos quais Anitta se isolou com mais nove colegas celebridades em uma ilha privada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, para cumprir provas e desafios. Todos passaram por testes de COVID-19 e, então, chegaram à ilha.


As gravações do programa rolaram no fim de semana dos dias 13 e 14 de fevereiro, bem no Carnaval, e a estreia ocorreu logo depois, no dia 17. E para transmitir os tão esperados episódios, foi utilizado o perfil do Instagram @beatsoficial.


Como a cantora não é nada boba, exibiu, também, o tradicional Bloco da Anitta, ao vivo, no dia 14 de fevereiro, diretamente da ilha em que o reality foi gravado - o que aumentou ainda mais a audiência e aqueceu o público com as novidades. Ligeira ela né...


O show, parte das iniciativas da Ambev para o Carnaval, é, citando Anitta, “mais um projeto inovador que Beats está levando para o público e eu fiz questão de participar de tudo! Quero convidar todos os meus fãs a curtirem essa experiência".


Os resultados dessa ação foram, de fato, positivos. O reality, além de apresentar mais de 10 milhões de visualizações na plataforma, foi responsável por triplicar o número de seguidores da Skol Beats que, após o anúncio do projeto, passou de 280 mil para 1 milhão em apenas três dias, chegando até 1,5 milhão hoje - tornando-se a cervejaria mais seguida do mundo no Instagram!!! Anitta não é fraca não!


A eficácia de ações como esta levam outras empresas a reconsiderarem a forma como estão trabalhando e se posicionando no mercado. Outra marca que caminha de forma parecida é a mundial de gin Tanqueray.


A Tanqueray, pertencente ao portfólio da Diageo, anunciou recentemente que a atriz, cantora e ex-BBB Manu Gavassi é a nova head de conteúdo da marca (já tá vendo a similaridade??). Agora, além de fazer parte do squad de influenciadores, assumiu novas grandes responsabilidades...


É claro que isso não se deu do nada. O relacionamento entre a marca e Manu já existia desde 2019, quando atuava como uma das principais influenciadoras da marca criando conteúdo para as redes sociais.


Em 2020, Manu participou do lançamento do Tanqueray & Tonic, versão pronta para consumo de gin com tônica. O produto faz parte da estratégia da multinacional de bebidas de atuar na categoria ready to drink. E nada mais válido do que fazer essa estreia com uma pessoa de peso, que fala com o seu público e, mais ainda, realmente atinge essa galera.


Depois deste período bem sucedido, a influenciadora passou a assumir, como head de conteúdo, a criação e produção de conteúdo e campanhas digitais, além de participar ativamente das iniciativas de inovação da marca!


De maneira geral, os influenciadores digitais como alvo das marcas já não é grande novidade. Estes profissionais estão, ao mesmo tempo, se adaptando e modificando a forma de se fazer publicidade. No último ano de pandemia, por exemplo, eles foram fundamentais no acesso dos consumidores a novos canais enquanto estão distantes das lojas físicas.


O que chama a atenção hoje, no entanto, é o passo que algumas marcas estão dando ao, além de fechar parcerias, contratar influenciadores para trabalhar diretamente na produção de conteúdo da empresa.


Este novo formato pode se dever ao fato de que, no longo prazo, celebridades e influenciadores perceberam que é melhor ter uma atuação maior, podendo até ser sócio da empresa, do que ter apenas um contrato de patrocínio. E, para a empresa, o formato poderia significar uma forma inteligente de atrair atenção constante, sair da mesmice da publicidade tradicional e aproveitar as ideias de quem mais entende de seu público e das novidades e atualizações tecnológicas.


Mas será que essa relação é mesmo real e próspera? Os tais influenciadores digitais “vieram para ficar”? As novas estratégias, aparentemente disruptivas, são de fato tão diferentes daquela velha publicidade; daquela que um ator famoso em uma propaganda de tv surgia efeito?? Será que essa relação é mesmo real ou apenas um “ajudando” no crescimento do outro? Será que a tão adorada “autenticidade” presente nos influenciadores é verdadeira?



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