E-mail marketing: ainda?
O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que se baseia no disparo de e-mails para um determinado público, seja ele proveniente de uma base de contatos de clientes, seja ele por meio de leads gerados via outras estratégias.
Com a evolução tecnológica das redes sociais e com as novidades do marketing digital, surgiu a grande dúvida: o e-mail marketing ainda é relevante??
A resposta é sim!!
Algumas pessoas não acreditam nessa afirmação, porque, comparada às novas opções de canais de comunicação, o e-mail pode parecer uma ferramenta arcaica, devido à sua simplicidade. Ainda por cima, elas ainda têm em mente a ideia de um e-mail frio, com anúncio de um produto, lotando a caixa de entrada do consumidor e sendo enviado direto para a lixeira. Aquela coisa chata que conhecemos, né?! Isso acontece porque no início do uso do e-mail como ferramenta de marketing, ele era visto como uma versão digital de propagandas enviadas via correspondência, sabe? Tipo “mala direta”.
Assim, o e-mail era um canal de comunicação em massa e as mensagens enviadas estavam longe de ser relevantes para quem as recebia. Por essa razão, durante muitos anos, o e-mail marketing foi percebido como uma comunicação invasiva. Mas, o que muitos deixaram de entender, é que ele evoluiu!! Hoje, o e-mail é uma das maneiras mais pessoais de se comunicar com consumidores, uma vez que é uma troca direta de mensagens ;)
Segundo uma análise realizada pelo The Radicati Group, o e-mail marketing ainda é uma excelente forma de relacionamento com seus clientes e leads e que continua em crescimento: foi estipulado que até 2020, 3 bilhões de pessoas no mundo utilizariam e-mail.
É importante ressaltar que, por mais que seja “antigo”, o e-mail não irá a lugar algum!! Ele é e sempre foi uma das formas de relacionamento mais sólidas e eficazes desde o surgimento da internet. Para quase tudo o que fazemos na internet nós precisamos de e-mail: seja para conectar-se ao Facebook, seja para realizar uma compra em um e-commerce.
O problema é que muitos ainda não veem essas vantagens por não conhecerem todo o potencial que esse meio de comunicação apresenta. A transformação digital aconteceu e, junto, mudaram as formas de trabalhar as estratégias de marketing.
Atualmente, os softwares de automação de marketing transformaram o e-mail em um dos principais canais de nutrição de leads existentes!! :o Funcionalidades altamente inteligentes, como segmentação de leads, fluxo de nutrição, lead scoring (pountuação de leads), lead tracking e a automação de marketing, permitiram que a comunicação por e-mail marketing se tornasse personalizada, exclusiva, valiosa e contínua. Não mais aquela coisa fria, chata, impessoal...
Todas essas funções, agindo em conjunto, permitiram que o e-mail marketing se tornasse um conteúdo interessante e valioso para o lead, que passou a se interessar pelo assunto do e-mail, clicar nos CTAs do conteúdo e converter nas ofertas propostas.
Como consequência, as empresas puderam sentir um aumento significativo da taxa de conversão. O e-mail marketing oferece, hoje, um ROI médio de mais de US$ 40 para cada US$ 1 gasto, sendo o maior ROI do marketing digital!! Você sabia disso??
Assim, podemos destacar como um dos principais motivos de o e-mail marketing ainda ser poderoso o alto retorno sobre investimento. Isso ocorre por dois motivos: o primeiro é que o e-mail marketing é uma estratégia muito barata, principalmente em comparação aos investimentos necessários com anúncios pagos ou em redes sociais.
Tudo que você precisa é de uma plataforma de e-mail marketing eficaz para começar a comunicação com seus leads; sem falar na automatização das campanhas que podem facilitar muito a vida de quem trabalha com as outras ações de marketing da empresa.
O segundo motivo é a possibilidade de criar uma abordagem muito mais próxima e pessoal com o cliente através do e-mail – o que fortalece o relacionamento. Redes sociais podem ser um excelente meio de se conectar com o público, mas ainda não possuem o mesmo nível de “intimidade” de transmitir sua mensagem diretamente na caixa de entrada de e-mail do seu cliente.
Além disso, redes sociais, como o Facebook, vêm diminuindo drasticamente a veiculação dos conteúdos orgânicos publicados por páginas comerciais, para dar mais espaço para seus anúncios pagos – que como já sabemos, essa brincadeira pode sair bem cara! :s
Já no e-mail, não temos essa preocupação. As possibilidades de segmentação e criação de fluxos de automação tornam o e-mail uma estratégia muito barata e personalizada para tratar com o seu público.
Dessa forma, podemos concluir que o e-mail marketing ainda é (e provavelmente continuará sendo) uma das melhores formas de relacionamento e comunicação no marketing digital! 😊
FONTE
https://blog.lahar.com.br/marketing-digital/email-marketing-vale-pena/
https://astrusweb.com/e-mail-marketing-ainda-funciona/
https://rockcontent.com/blog/tudo-sobre-email-marketing/
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