Conversa com aluno: Roberta Pimentel
APRESENTAÇÃO
Roberta Pimentel, nascida em São Paulo, é dentista com especialização em ortodontia e disfunção temporomandibular. Formada pela UNESP, trabalhou alguns anos em outros consultórios até se estabelecer na clínica OdontoBoss, em São José dos Campos, junto ao seu marido, que também é profissional da área. Atualmente, ela se dedica mais à área de ortodontia e o marido cuida mais da parte de prótese e estética.
A nossa querida dentista decidiu fazer o curso de Instagram conosco para entender melhor o funcionamento das redes sociais e, principalmente, como se destacar nesse meio. E quem não quer isso, né?!!
"Não tem jeito, se uma pessoa te indica, ela já vai te procurar no Instagram e no Facebook para saber mais sobre você" - e na hora que for encontrada por algum cliente, é bom estar com o perfil preparado e atraente, não é mesmo?
A SAÚDE NO MEIO DIGITAL
Aliar a saúde com o meio digital parece uma combinação improvável e distante... Então, quando questionamos os maiores desafios da intersecção do setor da saúde com as redes sociais, a dentista apontou imediatamente a questão ética e de fiscalização do conselho de ética do profissional da saúde. Assim, acabam existindo algumas travas para o processo de comunicação na área odontológica, já que, além da importância do conteúdo informativo, existe a necessidade de posts que evidenciem resultados de procedimentos estéticos, seu foco!
DESAFIOS
Então surgem alguns desafios a mais, como a aproximação com o cliente, já que é super necessário um estímulo visual para a comparação e comprovação – e claro, autorização de uso de imagem e tudo o mais...
Além da questão ética, Roberta citou que a rotina acelerada e agitada dentro do consultório dificulta todo o gerenciamento e criação de conteúdo das redes sociais – e a gente sempre fala: periodicidade, constância e planejamento são essenciais!!! Ela também contou que entende a necessidade das diversas postagens para manter a relevância e estimular o engajamento, mas essa administração toda é mais um desafio: como abranger tudo de uma maneira coerente e relevante?
"Precisamos também de tempo e de aprendizado sobre como saber lidar com as ferramentas digitais. Eu realmente gosto de tudo isso, mas confesso que não é fácil!" Roberta, relax!!! Não é fácil mesmo!
Sabemos que cuidar da nossa presença online não é uma tarefa fácil, e somando isso à correria da área da saúde… aí não tem jeito, né? Mas tem kkk com certeza com o tempo você pega :)
UM CANAL A MAIS
Além do uso das redes sociais como Instagram e Facebook para a divulgação do seu trabalho, Roberta explorou o Youtube como outro ponto de contato com os clientes e usuários. Dentro da plataforma, a dentista cria conteúdo informativo: como usar o aparelho, como escovar os dentes e outras dicas diversas!
Atualmente, ela pretende continuar com esse tipo de conteúdo - anteriormente patrocinado – porque sente que agrada os seguidores e clientes, mas deseja também fomentar o conteúdo, direcionado para a questão da estética nas demais redes e, principalmente, com posts mais interativos.
“O mais complicado é ter serviços bons de marketing nas redes sociais. Então, por isso é interessante a gente aprender tudo o que possa facilitar essa área. Precisamos entender mais como funciona cada segmento de rede social, para compreender e reconhecer o caminho que estamos trilhando no meio digital, justamente para investir em algo que valha a pena.”
DESPEDINDO
Agradecemos muuuito pelo seu tempo e disponibilidade, Roberta! Esperamos que você tenha sucesso sempre! Sabemos que todo esse processo de integração da saúde com as mídias sociais não é fácil, mas não desista: você tem o nosso apoio e está fazendo um ótimo trabalho! Nos vemos por aí! Abraço da Lemonade!
Comments