Conversa com aluno: Manuelle Andrade

APRESENTAÇÃO

Manuelle Andrade, formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, é apaixonada por animais! Ela trabalha no mercado veterinário, principalmente com a parte da comunicação voltada para a gestão de mídias sociais de seus clientes em Natal e região.

"Meu foco e divulgação são os olhos da verdade: eu publico o que vejo. Quando estou com a minha câmera estou filmando e mostrando tudo; eu sou jornalista e faço jornalismo dentro das empresas".

Mas, em dias em que a câmera está tirando uma folguinha, a jornalista disse que aproveita para relaxar e curtir esse universo pet: "dizem que meu trabalho é divertido. Às vezes, vou ao parque e fico brincando com os cachorros.... Toda aquela cachorrada é coisa mais linda do mundo! Sou louca pelo o que eu faço e amo falar sobre".

Realmente parece um trabalho bem divertido! Quem não quer passar um tempo assim no meio dos pets?! :D

O MARKETING NO RAMO

Manuelle retratou que a sua experiência com Marketing para Veterinários e PetShops proporcionou uma nova visão em relação à concorrência e ao mercado, especialmente no modo de gerenciar suas publicações.

"Entendi melhor o meu consumidor! O que o dono dos animais realmente quer ver? Não é só mostra-lo indo ao veterinário; ele também quer um conteúdo que mostre o animalzinho brincando e se divertindo". Ownnn!!!

Ela também acredita que é possível explorar mais esse lado "marketeiro", principalmente na parte do conhecimento sobre estruturas de venda e estratégias. Inclusive, nunca foi tão importante saber gerenciar e administrar as mídias sociais para assumir um destaque e relevância. Com certeza um desafio dos dias atuais.

RAMO DE ATUAÇÃO E PANDEMIA

Ainda falando sobre as redes sociais, nossa jornalista disse que o uso das plataformas foi também importante para a questão da conscientização sobre o Coronavírus e as normas de segurança, e até mesmo para informar e orientar que os pets não transmitem o COVID-19! Sabia disso? Importante 😉

"Fiz muito conteúdo audiovisual no Facebook e Instagram para conscientizar sobre os horários de visita aos locais, que precisavam de hora marcada, e até explicar sobre emitir a nota e validar a saída no lockdown, para visitar o serviço essencial, em outras cidades. Um conteúdo mais informativo. A intensidade e o material das publicações precisaram de um novo planejamento, sempre com uma ação diferente e semanal, mas também tomando o cuidado para cuidar do engajamento e do número de seguidores".

Bom, esse novo planejamento da Manuelle nas redes sociais foi necessário por conta da intensidade do fluxo de pessoas nos locais. Na maioria dos serviços, nada mudou: vacinas, cirurgias e atendimentos continuaram acontecendo, e as pessoas também continuaram frequentando clínicas. A única coisa que se alterou foi a questão da hospedagem e hotéis, que teve uma queda brusca em sua procura.

O FUTURO DO SETOR VETERINÁRIO EM NATAL

Aqui temos uma ótima notícia para o setor! O mercado de pets não foi abalado, de maneira geral, pela pandemia! Manuelle, relatou que sente o setor em crescimento, principalmente pela questão dos novos centros de formação de medicina veterinária:

"Sempre estão surgindo novas clínicas e acredito que é por conta da chegada das universidades de veterinária em Natal. Antes, tínhamos apenas centros de estudo em Rio Grande do Norte, em Mossoró. Todos os profissionais eram de lá ou de Campina Grande".

Ainda falando sobre a formação dos profissionais e o mercado, a jornalista comentou sobre as especialidades da região, que acabam sendo mais voltadas para a espécie canina, mas com um destaque para a área dermatológica:

"O próprio mercado de especialidades de saúde veterinária é bem diverso, com o foco maior em dermatologia. A incidência de animais com doenças dermatológicas é imensa".

A alta temperatura e o sol intenso da região não devem ser fáceis para os animais, né? Mas sabemos que os bichinhos estão em boas mãos!

Além disso, ela contou que existe um esforço desses profissionais para melhorar a sua capacitação e atualizar a qualidade do serviço, principalmente para o ramo felino, que, segundo Manuelle, ainda é pouco desenvolvido na região.

Sobre os serviços em si, Natal conta com uma variedade muito grande do mundo pet e todas as empresas tentam diversificar ao máximo os serviços e produtos, como banho e tosa, venda de itens, farmácia de medicamentos e ainda um cemitério pet :o

Pois é, Manuelle, pode ficar tranquila que ainda vai ter bastante conteúdo pra postar! 😉

O PETLOVE

A gente percebeu que, em Natal, as pessoas não abrem mão de cuidar dos animais, e quando perguntamos sobre a tendência do petlove, Manuelle deu a seguinte resposta:

"É cada loucura que você nem imagina! São bolsas, roupas e outros itens, mas eles não costumam ser usados tanto fora de casa. Entretanto, quando o assunto é investir na saúde dos animais, não existem economias com isso; realmente o animal é considerado um membro da família. Existem também muitas organizações que ajudam animais de rua e, aqui, conseguimos ver uma comoção das pessoas em ajudar... Sempre conseguem comprar de tudo!"

A jornalista nos contou também que, em uma das clínicas em que trabalha, quando um animal chega a falecer, eles enviam aos donos rosas e um texto escrito a mão pelos veterinários. Emocionante, né? Isso com certeza faz toda a diferença...

DESAFIOS DA ÁREA

O setor pode apresentar um futuro promissor, mas isso também não garante que o mercado estará isento de desafios, certo? O serviço menos desenvolvido em Natal é a parte de parquinhos e hotelaria – e ainda foi bastante afetado pela pandemia.

"Acredito que talvez existam só três hotéis em natal, mas ainda são muito caseiros: as pessoas recebem os animais em suas próprias casas".

Além disso, a chegada da Petz abalou o mercado para as pequenas empresas, pela vantagem da diversidade de produtos e preços. Realmente fica cada vez mais difícil de competir com um concorrente gigante desses, que tem tanto poder de barganha nas negociações para preços e tudo o mais, né?

DESPEDINDO

Valeu pela conversa, Manuelle! Esperamos que tenha sucesso e alegria no que faz! Um trabalho sensacional e admirável... Nós, da Lemonade, esperamos te encontrar novamente em um de nossos cursos! Se cuide - e cuide bem do pets também, ok?

PUBLICAÇÕES RECENTES

NOSSAS REDES SOCIAIS 

  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin

SOBRE O BLOG DO LIMÃO DIGITAL

SOBRE A LEMONADE SCHOOL

QUERO RECEBER NOVIDADES E DICAS DA LEMONADE SCHOOL.

 Este blog é dedicado a todos os alunos da Lemonade School, mas principalmente aos curiosos, sonhadores, empreendedores e visionários que compartilham dos mesmo ideais e paixões difundidas em nossas salas de aula. Sejam muito bem vindos ao universo da Lemonade School. Enjoy and  Share. 

LemonadeSchool

© 2017 by LEMONADE SCHOOL. Orgulhosamente criado para você