Conversa com Aluno: “Não dá pra entender o cenário louco em que nós vivemos hoje em dia com apenas u
A GENTE ADORA UM BOM BATE-PAPO!!!
Bem-vindo ao nosso “Conversa com o aluno”! Aqui, pretendemos mostrar um pouco do dia a dia dos nossos queridos alunos, dificuldades que enfrentam como os profissionais diferenciados que são e, claro, os louros das vitórias por ações bem-sucedidas que implementaram ou das quais participaram nos seus lugares de trabalho.
CONHEÇA O FÁBIO
Fábio, engenheiro de produção formado pela FEI, começou sua vida profissional trabalhando na área de operação comercial e atuou nessa área por mais de 8 anos, sempre seguindo a linha de padronização, mapeamento de processos e indicadores /\_/\/\_|\_/
Em qualquer empresa, é difícil medir e avaliar resultados quando não existem processos formais. Assim, o objetivo do mapeamento de processos é encontrar o melhor caminho na entrega de um produto ou serviço! Sacou? Pra garantir sucesso, sabe?!
Um profissional como Fábio precisa ter um entendimento geral da empresa, uma visão fora da caixa (uuuh :o). Ou seja, é preciso enxergar além das caixinhas, conhecidas como departamentos, pois para atingir um resultado, são necessárias operações em conjunto que levam em conta esforços de diversas áreas da empresa.
Sua última experiência em processos foi na empresa que ele trabalha até hoje: a Votorantim Cimentos, uma das oito maiores empresas globais de materiais de construção!!!
Mais tarde, ainda trabalhando na área de processos, o empresário foi chamado para cuidar da parte de inteligência de mercado de todo o Sudeste brasileiro. Foi uma mudança e tanto para ele, que, além da mudança de departamento, passou a ocupar seu primeiro cargo de liderança :D
Depois de dois anos, Fábio mudou de área novamente e cá estamos, no marketing de produtos da Votorantim. Ele é responsável pelo produto “Agregado”, que inclui areia, brita, rachão e pó - insumos para a produção do famoso concreto que conhecemos...
“Sou dono e não sou… é uma missão meio ingrata”, brinca Fábio, ao explicar sua situação atual. Ele responde pelos resultados do produto, mas não consegue mexer na operação por conta própria, caso algo esteja errado. Se aparece algum problema no custo de produção, por exemplo, ele precisa de especialistas da equipe de produção para ajudá-lo - pois é, Fábio, a vida não é mole não… aliás, às vezes, ela é dura como cimento rsrs!
Ou seja, novamente Fábio se vê tendo que lidar com diversos departamentos em uma rotina de tentar entender o cenário mais amplo para depois delegar as funções para cada grupo.
O sociólogo Anthony Giddens diria que um profissional como esse deve ter habilidades como a imaginação sociológica, ou uma visão com perspectiva mais vasta. Agora, o que diria Fábio?
DICAS PARA QUEM QUER SER UM EXPERT EM MARKETING DE PRODUTOS
Separamos algumas dicas de Fábio para quem quer se dar bem na parada! São elas:
1- Ter uma visão bem aberta de mercado e traduzi-la para dentro da empresa.
O truque aqui é não olhar somente para as ações internas da empresa, mas também ter uma visão do cenário externo. Agindo dessa forma, é possível entender se o produto está bem posicionado em relação a preço e demanda, em que mercado o produto está inserido e o valor que o cliente enxerga nele. “Se eu olho somente para os resultados internos, eu tenho uma visão míope do produto”. Feita essa análise, o desafio é transformá-la em um plano de ação para guiar a empresa. #Action!
2- Trabalhar sua visão analítica e tirar conclusões a partir da análise de diversas variáveis.
“Não dá pra entender o cenário louco em que nós vivemos hoje em dia com apenas uma ou duas informações” ;) O importante aqui é olhar constantemente os balanços financeiros e se acostumar com números - sim, eles são importantes e é fundamental entendê-los para tirar conclusões e tomar as decisões internas :/
3- Monitorar o cliente.
Qualquer empresa, para funcionar, precisa de clientes fiéis e satisfeitos. Por isso, é muito importante ficar de olho na satisfação deles em relação ao produto e em quanto é possível contribuir para melhorar o produto, o preço e a entrega da sua empresa.
DESPEDINDO
Nossa conversa para por aqui, mas continuaremos sempre trazendo novos profissionais com histórias interessantes, como a de Fábio ;)
Muito sucesso na sua carreira, querido aluno! Temos sorte de ter pessoas como você aqui na escola, que fazem as coisas acontecerem, lideram e apoiam a equipe!
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