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Chat + Robot

Você sabe o que é chatbot?

A palavra chatbot vem da combinação de “chat” e “robot” robôs de conversa! Sacou? ;) Esta ferramenta tem a função de simular o atendimento humano e interagir com os clientes. Ela surgiu para promover um melhor relacionamento das empresas com seus clientes, que a cada dia estão mais digitais.

Quando se trata das expectativas dos consumidores, não é surpresa que, com toda a tecnologia mais recente nos inclinando para uma gratificação instantânea, a geração millennials tenha expectativas mais altas em tudo que se resume à experiência do cliente (aquilo que tanto chamamos de Customer Experience).

Lá vem os tais Millennials...

Os Millennials, também conhecidos como geração y, são a faixa de pessoas que nasceram entre a década de 80 e o início dos anos 2000. Essa geração se desenvolveu numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. E, ainda mais importante, presenciaram uma das maiores revoluções na história da humanidade: a internet!!!

A primeira geração a experimentar a era dos smartphones foi a dos millennials. Com isso, veio uma mudança radical na forma de se comunicar; as redes sociais ganharam força e já se tornaram quase imprescindíveis à rotina. Vai dizer que você consegue ficar um dia inteiro sem acessar Facebook / Instagram / LinkedIn / Twitter / Pinterest / WhatsApp? Duvido!!! As interações virtuais mudaram não só as relações midiáticas e sociais, mas também as relações de trabalho. E, pensando que eles estão a um clique de resolver alguma dúvida ou obter informação, não estão acostumados a esperar.

Um chatbot atende muito bem essa necessidade, já que consegue interagir com várias pessoas ao mesmo tempo, enquanto, no método tradicional, isso simplesmente não é possível. Um bot é programado para atender melhor que um funcionário, com disponibilidade de 24 horas por dia, sete dias por semana, se adequando à exigência deste público em relação à rapidez e à eficácia dos serviços.

O chatbot

A implementação do chatbot pode ser bastante benéfica, pois esta ferramenta presta um suporte de qualidade, potencializa a captura de leads e melhora o resultado das vendas. Isso acontece porque o novo perfil do consumidor - representado principalmente pelos tais millennials - está sempre conectado, utiliza vários canais de comunicação, é altamente exigente e deseja soluções rápidas. Anota aí!

Tendo isso em vista, as empresas estão aderindo, cada vez mais, aos chatbots e transformando o atendimento da sua empresa, a fim de gerar mais satisfação para o cliente, por sua praticidade, responsividade e rapidez.

Uma pesquisa realizada pela Gartner estipulou que, até o final de 2020, 85% das interações entre empresas e marcas serão realizadas através de chatbots - o que mostra a eficiência desta tecnologia e a crescente preocupação e investimento na experiência do cliente - fora que estaremos todos falando com robôs, né? Coisa de filme!!!

Um chatbot possui respostas predefinidas em seu fluxo de conversação. É mais provável que os clientes optem por um chatbot com respostas rápidas do que procurar um número de atendimento ao cliente ou um e-mail que provavelmente será respondido dizendo: “entraremos em contato com você em 2 a 3 dias úteis”. Fala sério? Ninguém aguenta!

Partiu chat com o bot!

De acordo com pesquisa da Freshworks Inc., empresa de software de envolvimento do cliente, 70% dos consumidores da geração y já interagiram com um chatbot e mais de 80% estão satisfeitos - ou muito satisfeitos - com a resposta que receberam. Isso decorre, dentre outros motivos, do fato de que essa geração prefere uma interação virtual, um atendimento via chat em detrimento de um atendimento por telefone, por exemplo. Já assistiu ao filme “Ela”? Corre pro GloboPlay!

Um outro estudo feito pela CARAVAN confirma esse fenômeno, afirmando que as pessoas da geração y preferem bots para resolver questões simples. O estudo também mostra que dois a cada cinco millennials dependerão de algum chatbot ao invés de um humano para realizar tarefas simples como agendamentos, compras online ou serviços como delivery.

E você?? Também prefere se comunicar através de mensagens por aplicativos do que mandar um e-mail ou fazer uma ligação? E com essa quarentena, acha que a interação com os bots aumentou?

Fontes:

https://chatbotmaker.io/blog/porque-chatbots-sao-tao-atrativos-para-millennials/

https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/38471/millennials-preferem-chatbot-para-interagir-com-marcas-diz-pesquisa.html

https://tiinside.com.br/13/01/2020/por-que-os-millennials-preferem-conversar-por-chatbots/

https://blog.huggy.io/o-que-e-o-chatbot-e-para-que-serve/

https://blog.qualitor.com.br/geracao-millennials/

https://outboundmarketing.com.br/geracao-dos-millennials/

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