Blog corporativo: conteúdo de verdade?
Atualmente, não é possível falar em marketing digital e marketing de conteúdo sem falar em blog, não é mesmo?
Imagino que você saiba o que é um blog, né? Mas vamos colocar os pingos nos is... Um blog é uma ferramenta para criar e publicar conteúdo, textos, artigos, posts, imagens, vídeos e áudios!
Um blog corporativo, por sua vez, é o uso da plataforma para criar e publicar conteúdo relacionado ao negócio de uma empresa, seus produtos e serviços, do seu mercado e/ou da sua indústria. Um pouquinho diferente do blog tradicional... vamos lá!
Mas por que é tão utilizado? O uso do blog corporativo é estratégico e já é uma prática consolidada de marketing. De maneira geral, essa ferramenta inicia um processo de comunicação, leva conteúdo relevante ao seu público, divulga a marca, lança novidades dos produtos e serviços, gera leads e potenciais clientes, alavanca vendas e/ou retém clientes. Mas caaalma! Vamos explicar direitinho…
O fato é que a internet facilitou o acesso a todo tipo de informação e as empresas têm muito a ganhar com isso. Primeiro, oferecendo produtos e serviços com muito mais visibilidade em seus sites institucionais. E também por meio da disponibilização de conteúdo relevante em um blog corporativo.
O site tem caráter institucional e comercial, servindo para a disposição de informações importantes da empresa. Já o blog, que pode estar integrado ao site, trabalha uma comunicação mais simples e informal, fugindo da abordagem comercial. Seu foco não é aquilo que a empresa oferece, mas o conhecimento que ela detém e como ele pode servir aos seus potenciais clientes. Para gerar interesse real mesmo, sabe?
Como consequência, um blog de conteúdo - bem feito 😉 - ajuda na geração de leads, contribui para o relacionamento com o consumidor e aumenta a visibilidade da marca. Show, né? Além disso, quando o blog gera conteúdo de valor, a empresa demonstra conhecimento sobre o assunto e ajuda a estabelecer autoridade para se destacar da concorrência. Tudo de bom, fala aí?!
Em um mercado altamente competitivo, a presença online é cada vez mais importante para atingir o público e, exatamente por isso, a criação de conteúdo relevante em um blog empresarial se tornou uma estratégia essencial de marketing digital!
Mas o uso do blog acabou se popularizando e até, de certa forma, se banalizando. Isso porque muitas empresas acabam por criar um blog corporativo apenas com o intuito de ganhar visibilidade; ou seja, como uma ferramenta de indexação... :o Neste caso, a empresa não está de fato preocupada com o conteúdo explorado no blog, nem está objetivando disponibilizar diferentes informações para o público. Está focada apenas em aumentar o tráfego em seu site.
Com um blog indexado no Google, a empresa terá mais chance de “ser encontrada”. A busca orgânica importa demais! E é neste momento que o blog se sobressai. Quando um possível cliente pesquisa sobre algo relacionado ao que a empresa oferece, tem uma maior chance de descobrir o blog e, consequentemente, o site da empresa.
Mas será que é certo encher a internet de blogs pobres em informação? A visibilidade não deveria ser uma consequência de um blog bem feito? Ou será que neste mercado competitivo, vale tudo? F
Fonte:
https://www.google.com.br/amp/s/rockcontent.com/blog/blog-corporativo/amp/
https://hubify.com.br/blog/marketing-de-conteudo/blog-empresarial
https://foggylabs.com/o-que-e-para-que-serve-blog-corporativo/
https://www.oconhecimento.com.br/caracteristicas-de-um-texto-para-blog-empresarial/
Comments