top of page

Afinal, toda nova empresa é uma startup?

Há bastante espaço para discussão e diferentes interpretações sobre o que é uma startup. Muitas pessoas dizem que qualquer pequena empresa em seu período inicial pode ser considerada uma startup. Já outras defendem que uma startup é uma empresa com custos de manutenção muito baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores. E agora?? Vamos tirar as dúvidas de uma vez por todas... Toda nova empresa é uma startup??

A resposta é não! Nem toda nova empresa pode ser considerada uma startup!

Montar uma startup é diferente de abrir uma loja, por exemplo. Por definição, startup é um empreendimento inovador, com potencial para crescer e ganhar escala. Além disso, é um negócio de risco, já que, na maioria das vezes, ninguém testou a ideia antes para ver se dava certo. Eita!

Uma startup é, então, uma empresa jovem, pautada em plataformas digitais, com um modelo de negócios escalável em um cenário de incertezas e questões, que atraem e pedem por valor e inovação. Entendeu? Naquelas, né?

Mas e o que isso significa?? Vamos por partes:

- Modelo de negócios: o foco não é necessariamente no produto, mas no valor e, consequentemente, na rentabilidade. Ou seja, como o negócio soluciona a dor do cliente de forma lucrativa. Mas é importante destacar que, de início, o foco das startups é no aprendizado! O ROI (retorno sobre o investimento) é uma consequência secundária!

- Escalável: para um negócio ser escalável significa que ele é capaz de entregar o mesmo produto em escala potencialmente ilimitada. Ou seja, crescer sem que isso influencie no modelo de negócios. Baita desafio, mas bora lá!

- Cenário de incertezas: a startup, por ser disruptiva, dificilmente tem um manual de como ser bem sucedida. Sem bola de cristal!!!

Outro ponto importante de ressaltar são os ativos de alavancagem: possibilidades que as startups colocam dentro da plataforma digital para que os próprios usuários possam compartilhar e divulgar o serviço e o produto deles. A tecnologia permite, portanto, que os usuários sejam os próprios difusores e agentes de notoriedade da empresa! Legal, não??

Ainda está com dúvidas?? Então vamos ver na prática a diferença entre uma empresa e uma startup:

Startup: Airbnb

Empresa: hotel tradicional

Airbnb, percebendo muito espaço ocioso, desenvolveu um software para gerenciar as propriedades e um marketplace para juntar proprietários com locadores – alugando e gerando renda para os donos.

Mesmo sem ser dono de um apartamento sequer, o Airbnb é considerado a maior rede de hospedagem do mundo – o que mostra o tamanho da disrupção que uma startup pode provocar. Genial, né? Não tem nenhum apê, mas “”tem mais que todos”!

Em pouco mais de uma década, a startup, fundada por dois estudantes recém-graduados em São Francisco (EUA), se tornou a organização líder na oferta de quartos para quem precisa se hospedar! O Airbnb tem o triplo da oferta da quase centenária rede de hotéis Marriott Internationals, a segunda colocada.

E por que essa diferença? O conceito que acabamos de ver: escalabilidade!

Para um hotel tradicional dobrar sua capacidade de quartos, é preciso construir um novo hotel. Já para o Airbnb, é preciso apenas que o número de proprietários interessados em alugar um imóvel dobre. Muito mais fácil, não é mesmo? Calma, também não vamos exagerar e tirar o mérito do AirBnB, mas o ponto é que não exige um suuuper investimento por conta deles, sabe?

A sua eficiência se traduz diretamente no número de funcionários. A rede Marriott opera em mais de 70 países. Mas isso tem um preço: sua força de trabalho alcança os 200 mil empregados. Já o Airbnb tem cerca de 3.100 funcionários (pouco mais de 1% do número da Marriott) e opera em 35 mil cidades e 192 países. Chocante ne?? :o

E aí? Deu vontade de empreender e abrir uma startup?? Conte conosco nessa jornada!

FONTE

https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-e-uma-startup,6979b2a178c83410VgnVCM1000003b74010aRCRD

https://www.startse.com/noticia/startups/afinal-o-que-e-uma-startup

https://blog.toroinvestimentos.com.br/startup-o-que-e-como-funciona

https://evolvemvp.com/o-que-e-uma-startup/

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI331599-17773,00-STARTUP+BRASIL.html

https://blog.eqseed.com/empresa-startup-qual-a-diferenca/

PUBLICAÇÕES RECENTES

NOSSAS REDES SOCIAIS 

  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
bottom of page