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A realidade aumentada em 2021

Como já estamos cansados de saber, os últimos anos foram altamente impactados pela evolução tecnológica. Na pandemia, não foi diferente: o nosso comportamento sofreu adaptações abruptas. Quarentena, isolamento, máscaras, distanciamento social, medicamentos “novos”... tudo isso passou a fazer parte do nosso dia a dia. A sobreposição de características virtuais à visão humana está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. Seja através de um aplicativo ou de plataformas digitais, a realidade aumentada (RA) conquista seu espaço e transforma rotinas.


No ano de 1992, o conceito de realidade aumentada foi utilizado pela primeira vez durante o processo de construção do Boeing 747. O cientista e pesquisador responsável pelo projeto, Thomas P. Caudell, percebeu que os operários passavam muito tempo tentando interpretar instruções e, assim, resolveu que seria interessante implementar um monitor que os guiasse durante a instalação. A ideia não foi bem-sucedida, porém, é até hoje um marco na história desta tecnologia.


Com o crescimento do uso de aparelhos eletrônicos pessoais, atualmente é possível ter acesso ao uso da RA em qualquer lugar e em qualquer momento. Em 2016, várias pessoas ao redor do mundo - através de seus smartphones e internet móvel - foram impactadas pelo fenômeno Pokémon Go. Desenvolvido pela Nintendo, o jogo teve parte de seu sucesso atrelado ao uso da realidade aumentada - e não da realidade virtual, uma vez que inseriu os personagens no cenário real do jogador, ao invés de inseri-los em um espaço fictício.


O universo da medicina também se beneficia com recursos da Realidade Aumentada, tanto em processos de pesquisas, quanto em operações. Walmoli Gerber Junior, diretor da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), afirma que “o médico consegue, antes de uma cirurgia, fazer uma imagem mental do procedimento. Com a realidade aumentada, ele pode posicionar uma prótese e possuir um mapa mental antes da intervenção cirúrgica”.


As tendências do mercado como um todo vêm acompanhadas de um crescimento exponencial da implementação de tecnologias como Big Data, Machine learning e Cloud Computing ao longo de todos os processos - da criação até a venda do produto. Com a Realidade Aumentada, não é diferente: empresas líderes em tecnologia exploram ao máximo esta tendência.


Em 2013, a Google lançou o gadget “Google Glass”, que possibilitava a interação de seus usuários com os mais diversos conteúdos de Realidade Aumentada. A empresa não parou por aí: em seu lançamento mais recente, tornou possível visualizar carros e todos seus detalhes através de um dispositivo móvel. Inicialmente disponível apenas para Android, são mais de 250 modelos das marcas Volvo e Porsche que podem ser vistos em detalhes, tudo de forma digital e interativa!


Quando levamos em conta todas as mudanças que estão surgindo nos processos de compra e como as expectativas dos consumidores se transformam a cada dia que se passa, chegamos à conclusão de que é interessante que profissionais das mais diversas áreas tenham a capacidade de implementar novas tecnologias de forma estratégica. No caso da realidade aumentada, como é possível potencializar vendas e oferecer uma experiência de compra mais dinâmica, seja no e-commerce, seja em lojas físicas? Com o impacto da pandemia, é interessante investir mais em formas digitais de venda? Como promover uma experiência única para se destacar?


A Realidade Aumentada transforma a visão do consumidor, os processos de compra e o mercado. Cabe ao profissional se adaptar a todas estas mudanças, entender os novos desejos e as novas provocações do mercado e acompanhá-las. Se manter atualizado deixou de ser uma escolha há muito tempo e se tornou uma necessidade.



Fontes:

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/techsc/noticia/2020/12/20/realidade-aumentada-tem-auxiliado-em-procedimentos-medicos-em-sc.ghtml

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