O marketing no terceiro setor

As organizações do terceiro setor possuem grandes desafios. Não é nada fácil trabalhar por uma causa, seja de alcance local ou nacional, ao mesmo tempo em que se busca por sustentabilidade financeira. Porém, muitas das dificuldades encontradas no dia a dia das organizações estão relacionadas a um desafio específico: a comunicação :/

Assim como para outros segmentos, o marketing digital para o terceiro setor apresenta diversas possibilidades! O mundo está em constante mudança e as inovações não param de surgir - disso a gente já sabe! Mas então marcar presença no ambiente virtual não é mais um diferencial, e sim uma necessidade para os que desejam ter sucesso nos negócios, assim como toda e qualquer empresa de outros setores!

Diversas organizações não tem o costume de divulgar os trabalhos que fazem, muito menos os resultados colhidos. E isto pode comprometer o seu desempenho e a sua reputação.

A dificuldade em criar uma comunicação eficaz é apenas uma consequência de um problema maior: o desconhecimento em relação aos princípios do marketing. :o A internet pode contribuir, e muito, para aumentar os números e a visibilidade das empresas.

Com a intenção de promover campanhas, o marketing social visa influenciar as pessoas para que elas mudem seu comportamento, não necessariamente para obtenção de ganhos financeiros, e sim uma mudança que beneficie a sociedade, sabe?

O produto do marketing social é o comportamento humano, a mudança social. O preço é o custo desta mudança para as pessoas, que pode ser exemplificado pelas recompensas que o novo comportamento pode trazer. A praça do marketing social é onde está situado o público-alvo, ou até mesmo a sociedade em geral. E a promoção envolve mostrar os benefícios da mudança (sacou que estamos falando dos famosos 4 Ps por aqui?).

Além disso, investir em estratégias de marketing digital tem sido uma opção mais barata e eficiente do que as ações de marketing tradicionais. Mas claro que se você nos acompanha por aqui, já sabe disso faz teeempo!

Para fortalecer a marca e fixar uma relação duradoura, o ideal é manter um relacionamento sistemático e consistente com a audiência, informando-a sobre os serviços e projetos desenvolvidos pela sua organização. Além de representar uma autoridade, essa postura transmitirá confiança! :)

Com o grande alcance das redes sociais, tornou-se muito mais fácil compartilhar informações rapidamente para qualquer localidade. Por conta delas, gera-se também uma maior provocação por uma grande mudança no mercado e nas relações das empresas com os seus públicos — sendo uma das maiores vantagens a interação em tempo real. Sendo assim, com um relacionamento estreito entre a empresa e a audiência, as chances de consolidação da marca são maiores.

O e-mail marketing é uma estratégia de extrema relevância, uma vez que essa ferramenta é de grande ajuda na relação com os seus contatos, pois traz autonomia, controle, além de permitir a personalização. E o conteúdo deve ser atraente para manter o interesse do seu público, ta? Quando é muito repetitivo e pouco traz de novidade, a galera se cansa de ler… e acaba destinando todo o seu trabalho para o spam :(

Por fim, a produção de conteúdo é um ótimo investimento para agregar, às estratégias de marketing digital, conhecimento, já que esse mecanismo é capaz de despertar o olhar do público e informá-lo a fim de atrair sua atenção para seu negócio.

Ao implementar tais estratégias de marketing digital para o terceiro setor, é imprescindível que haja a integração das ações, já que a marca precisa transmitir uma mensagem única e sistêmica para a sua audiência, para ser confiável!!!

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