Black Friday: recorde atrás de recorde

Black Friday ou Cyber Monday? Cyber Monday ou Dia dos Solteiros? Dia dos Solteiros ou Black Friday?

A Black Friday é, atualmente, uma das datas mais esperadas do ano por marcas e consumidores. Trouxemos alguns dados para observar e comparar os resultados da Black Friday no Brasil, nos Estados Unidos, no Reino Unido e na China.

BRASIL

A Ebit Nielsen, empresa de pesquisa de mercado e monitoramento de dados, informou que o faturamento do varejo online no Brasil ficou em R$ 3,2 bilhões na Black Friday deste ano!!! Considerando as compras fechadas na quinta (28) e na sexta-feira (29), o aumento, descontada a inflação de 2,54% até outubro de 2019, foi de aproximadamente 20% em relação a 2018, quando as lojas online venderam R$ 2,6 bilhões. E aí, vendeu muito? Ou você é mais daqueles que comprou todos os presentes de Natal já?

A Black Friday deste ano apresentou o maior faturamento para a campanha em 10 anos \o/ Por que será, hein? A gente também não tem a resposta exata, mas imagina que pode ser sido também pela liberação do saque emergencial do FGTS e pela melhora da taxa de empregabilidade, tendo mais gente recebendo o 13º salário agora! Além disso, temos hoje a menor inflação em 21 anos, e o aumento nos prazos das operações de crédito.

Segundo um outro levantamento, este realizado pela ClearSale, uma plataforma antifraude, o número de fraudes evitadas aumentou 65% (até que enfim, né??). A empresa colaborou para garantir segurança nas transações, evitando mais de R$ 25 milhões de prejuízo para o e-commerce.

Mas a Black Friday não foi só flores, descontos e muitas compras... O Procon de São Paulo afirmou que realizou, até hoje (05/12), cerca de 742 atendimentos referentes à Black Friday, sendo que 478 foram reclamações e as outras 264 foram consultas e orientações. O órgão registrou um aumento de 45% nos atendimentos em relação ao ano passado :/

Neste ano, os clientes puderam entrar em contato com o Procon pelo aplicativo e também pelo Instagram, meios buscados por 151 pessoas. Esta facilidade de contado pode ter influenciado no aumento de atendimentos, claro! Mas é esse o objetivo, né?

EUA

No final da Black Friday americana, que é super esperada por causa do Thanks Giving, os varejistas registraram um recorde de US$ 7,4 bilhões em vendas online, de acordo com dados do Adobe Analytics – é isso mesmo, produção? Só recordes de vendas esse ano? :o

E, segundo a Salesforce, as marcas e varejistas faturaram US$ 7,2 bilhões em receita digital na sexta-feira, representando um crescimento de 14% em relação ao ano passado!!!

Porém, a estrela mais brilhando é, na verdade, a Cyber Monday, a segunda-feira pós Black Friday: o maior dia de compras pela internet na economia dos EUA! Suas vendas atingiram recorde também, alcançando incríveis US$ 9,2 bi, representando um aumento de 16,9% em relação a 2018.

REINO UNIDO

De acordo com o Barclaycard, que processa um terço de todos os gastos no Reino Unido, as vendas da Black Friday aumentaram 16,5% no país em comparação ao ano passado, superando quase todas as expectativas dos analistas. Ou seja, a população mundial realmente está aderindo cada vez ao movimento da BF, gastando suas economias nesse dia tão esperado pelas marcas.

CHINA

Já na China, o negócio é diferente... O dia dos solteiros ocorre sempre no dia 11 de novembro e foi originalmente criado como um feriado estudantil para celebrar solteiros. Mas, desde 2009, tornou-se o maior evento de compras on-line 24 horas! Sim, O MAIOR!!! Que Black Friday que nada...

Na segunda-feira à noite (11/11/2019), o Alibaba registrou mais de US$ 35,8 bilhões em vendas, número ainda maior do que no ano passado, que já era de impressionantes US$ 30,8 bilhões! Vocês têm ideia do que é isso? É o PIB inteiro do Zimbábue de 2018 (https://pt.tradingeconomics.com/country-list/gdp) *-*

COMPARATIVOS

Nos Estados Unidos e na Inglaterra, a variação de 2018 para 2019 foi quase que a mesma: em números redondos, 16% de aumento este ano – que já é um belo aumento! Mas no Brasil, esse crescimento foi ainda maior, alcançando 20%!!! Claro que, aqui, 2019 representou um ano de boa esperança econômica, o que pode ter encorajado muitos consumidores a gastarem agora. Mas não podemos deixar de considerar que a Black Friday pegou meeesmo, e foi no mundo todo.

É também interessante comparar o valor de vendas do Dia dos Solteiros e o da Black Friday. Na China, o registro é feito com base nas vendas do período de 24 horas, enquanto a Black Friday conta com a quinta, sexta e, muitas vezes, com a segunda-feira (Cyber Monday). Gente, será que o Dia dos Solteiros pega também? As Lojas Americanas já entraram nessa! Você não vai ficar aí parado, né?

Quer saber mais? Dá uma olhada nos links abaixo!

https://www.portalodia.com/noticias/brasil/faturamento-do-comercio-eletronico-com-a-black-friday-foi-de-3,2-bilhoes-372079.html

https://www.retaildive.com/news/the-winners-and-losers-of-black-friday-2019/568214/

https://dcomercio.com.br/categoria/negocios/black-friday-online-movimentou-mais-de-r-3-8-bilhoes

https://www.salesforce.com/blog/2019/11/black-friday-results.html

https://www.chargedretail.co.uk/2019/12/03/uk-black-friday-sales-break-records-and-beat-nearly-all-analyst-estimates/

https://www.telegraph.co.uk/black-friday/0/what-is-chinas-singles-day-and-how-does-it-compare-to-black-frid/

https://www.barrons.com/articles/singles-day-is-chinas-version-of-black-fridayjust-a-lot-bigger-51573262201

https://www.businessinsider.com/alibaba-breaks-records-on-singles-day-2019-2019-11

PUBLICAÇÕES RECENTES