top of page

Internet trends 2019 por Mary Meeker, "a Rainha da Net"

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar dela, confie que o material é bom!

Autor: Bond Capital

Você pode nunca ter ouvido falar de Mary Meeker, mas essa jovem senhora investidora de risco, cofundadora da Bond Capital e ex-sócia geral da Kleiner Perkins, é conhecida como a "Rainha da Net" por lançar, todo santo ano, um relatório que traz as tendências da internet (ela vem fazendo isso desde 1995, quando a rede era um "bebê" ainda!).

No último dia 11 de junho, ela apresentou, na Vox/Recode’s Code Conference, em Scottsdale, Arizona (EUA), suas esperadas previsões sobre o mundo digital. A gente vai colocar aqui alguns spoilers do que ela falou (e que também constam no documento para download no fim do texto), mas você pode assistir à gravação disso tudo logo abaixo:

  • Bom, para começar, o que chama a atenção é perceber que não se trata mais (e apenas) dos apps ocidentais: os chineses estão, atualmente, na frente em termos de inovação, mostrando para o mundo o que, de fato, as gerações jovens querem (e vão querer num futuro próximo);

  • A internet chegou a 50% de penetração global, contudo, o seu número de usuários está diminuindo; para se ter ideia, o Brasil é a quinta força mundial nesse sentido, atrás da China, India, EUA e Indonésia;

  • O período que os consumidores passam em frente a uma tela de celular superou o da TV: 226 contra 216 minutos da velha companheira da sala de estar;

  • YouTube e Instagram vêm ganhando mais audiência (27% e 19% respectivamente), com o vídeo digital ocupando 28% do tempo gasto assistido diariamente;

  • Por falar em Instagram, ele atingiu cerca de um bilhão de usuários, com mais de 50% das impressões relacionadas com imagens, vídeos ou outras mídias;

  • As funcionalidades das plataformas sociais foram de editar> compartilhar para stories com possibilidade de vendas;

  • Embora o e-commerce continue a ganhar participação em comparação ao varejo físico, as taxas de crescimento estão desacelerando - os custos de aquisição de clientes online estão, inclusive, subindo para níveis insustentáveis;

  • O cenário de concorrência continua impulsionando a melhoria de produtos, novos tipos de utilização e monetização, especialmente em áreas de vídeo digital, voz, wearables, serviços locais e mercados tradicionalmente carentes;

  • Verificam-se grandes mudanças no que diz respeito à evolução do uso de imagens e jogos interativos como ferramentas de comunicação, e ao amplo surgimento de empresas que adotaram o modelo de negócios “freemium” para ganharem escala;

  • As mídias sociais parecem estar desacelerando depois de um período de forte progresso, visto que a privacidade e os aspectos com conteúdo programático permanecem top of mind e seguem padrões semelhantes;

  • A conectividade ajudou a ampliar as vozes de bons e maus atores, só que isso trouxe novo foco para um antigo desafio dos reguladores em todo o mundo: encontrar meios mais eficazes de amplificar o bem e minimizar o mal, muitas vezes resultando em diferentes interpretações e estratégias regionais;

  • À medida que os sistemas da rede se tornam cada vez mais sofisticados e ricos em dados, aumentam-se as portas de entrada para os ataques virtuais. Vivemos uma nova era de segurança cibernética, na qual as questões tecnológicas estão cada vez mais misturadas à diplomacia internacional e à defesa.

  • Para fazer o seu download do PPT de 333 páginas (sim, o material da Mary Meeker é longo), basta clicar aqui.

Sobre o Bond Capital: https://www.bondcap.com/

PUBLICAÇÕES RECENTES

NOSSAS REDES SOCIAIS 

  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
bottom of page