top of page

Confiança na mídia diminui, de acordo com o novo relatório do Reuters Institute

Documento traz as últimas tendências das audiências ao redor do mundo, e novas perspectivas que incluem até mesmo o impacto do populismo nas mídias

Autor: Reuters Institute

No último dia 12 de junho, o Reuters Institute lançou o seu oitavo relatório anual sobre as mídias digitais, num estudo que "disseca" as novas tendências em termos de hábitos de consumo das audiências. Denominado Digital News Report, ele foi realizado pelo YouGov entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro deste ano com 75 mil pessoas em 38 países nos continentes europeu, americano, asiático e africano.

Segundo o documento, a confiança nas mídias diminuiu ainda mais no mundo, com uma redução de 2 pontos percentuais por ano, chegando ao índice de 42% - sendo que menos da metade disso (49%) confia nas notícias que recebe.

No geral, a maioria dos consumidores continua relutante a pagar para se informar em meios online, muito embora uma boa parte dos veículos tente limitar o acesso ao seu conteúdo com diferentes formas de cobrança. Somente alguns países nórdicos mostraram certo aumento nesse quesito.

Aplicativos de mensagem, tipo o WhatsApp, assim como grupos do Facebook, passaram a ser usados como as principais fontes para se obter informação em lugares como Brasil (53%) e África do Sul (49%), o que potencialmente aumenta a possibilidade de se espalhar fake news entre os seus usuários.

O populismo também representa outro aspecto de expressão na pesquisa, com jornalistas sendo acusados de tomarem partido nas suas publicações, e os meios de fazerem propaganda.

Já um dado mais surpreendente diz respeito ao consumo do podcast: em torno de 36% dos pesquisados disseram ter ouvido a pelo menos uma publicação no último mês do período da compilação dos dados, sendo que essa estatística aumenta para a metade quando considerados aqueles com menos de 35 anos. O celular é o device mais utilizado para isso, vale reforçar.

Segue abaixo um vídeo com o sumário sobre o levantamento e, logo abaixo, um link para você fazer o download dele:

Download aqui.

Sobre o Reuters Institute: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/risj-review/digital-news-report-2019-out-now

PUBLICAÇÕES RECENTES

NOSSAS REDES SOCIAIS 

  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
bottom of page