Como as inovações tecnológicas estão revolucionando a indústria fashion

O glamour além do clichê

Autor: Adobe

Se o conceito de moda representa as tendências de consumo, de comportamento e de costumes especialmente relacionadas à maneira de se vestir, é possível afirmar, com toda certeza, que ela está em processo de (r)evolução (digital). Assim como a própria rotina que se vive hoje em dia, cercada de tecnologia para onde quer que se olhe.

A wearable tech, como é chamada, vem se popularizando cada vez mais entre as pessoas, e abriga de smartwatches, joias interativas e tecidos inteligentes (tipo aqueles que oferecem proteção UV, secagem rápida, equilíbrio térmico, entre outros recursos), a roupas que levam fibra óptica, como o vestido concebido pelo estilista Zac Posen e usado por Claire Danes no Met Gala não muito tempo atrás (em maio/2016), ou a jaqueta jeans com fios condutores que se conectam à internet e outros aparelhos, produzida pela Levi's em parceria com o Google.

Até mesmo fashion designers que "correm" no lado independente do segmento, de pequenas e médias confecções, estão entrando nesse movimento. Afinal de contas, para que as criações artísticas tomem forma, elas precisam ser exploradas com técnicas DIY (Do It Yourself) ou "faça você mesmo" que, muitas vezes, envolvem a utilização de diferentes gadgets, programas de computador e apps do mundo moderno, praticamente numa extensão natural da criatividade.

O único desafio, por enquanto (com expectativa de ser superado em breve), é o de tirar (de fato) o conhecimento e o aprendizado da tecnologia de dentro da caixa - ou seja, de dentro dos circuitos eletrônicos dos devices. Incorporá-los de modo visível, funcional e, ainda por cima, esteticamente bonito numa peça requer tutoriais mais acessíveis e o compartilhamento da expertise entre meros mortais.

O caminho pela frente pode ser longo, mas já começou a ser percorrido por profissionais como a pesquisadora Mira Dontcheva, da Adobe, cujo projeto de software Ellustrate reúne Ciências, Engenharia e a Arte da Costura para guiar o usuário no desenvolvimento e fabricação de vestimentas com materiais condutores e isoladores de eletricidade.

O futuro (próximo) tem tudo para ser brilhante e o será! Só muito além do brilho dos glitters, das lantejoulas e ornamentos do gênero, pode contar!

Sobre a Adobe acesse: https://theblog.adobe.com/

PUBLICAÇÕES RECENTES