top of page

Como fazer o melhor uso da "Psicologia das Cores" no marketing

Qual cor tem o sucesso?

Autor: Lemonade School

É bem capaz de você já ter ouvido falar sobre psicologia das cores, e de ter se perguntado se de fato ela funciona, principalmente em marketing. A resposta é clara, simples, rápida e indolor: SIM!

A expressão diz respeito ao estudo que revela como o cérebro identifica e associas as nuances a diferentes sensações e comportamentos.

Mais e mais marcas fazem uso dessa informação para atraírem a atenção para seus produtos e, obviamente, converterem vendas. De acordo com algumas pesquisas, 93% dos consumidores consideram que a aparência visual é o fator que mais contribui para a decisão final de compra. Uma escolha errada nesse aspecto e os resultados podem ficar (bem) aquém do esperado.

Muitas empresas tendem a escolher paletas de tons harmônicos ou complementares entre si nos seus projetos. Alguns sites, como o Adobe Kuler e o Material Design podem, inclusive, ajudar nessa descoberta "cromática". Ou então, o ColourCode, que auxilia na busca pelas melhores combinações, e ainda fornece o código RGB na hora!

Outros, tipo o ColorZilla, possibilitam que você capture aquela cor pela qual se encantou na internet (mas não sabe qual é, e precisa muito para a sua divulgação!) diretamente do navegador.

No infográfico abaixo, elaborado pela The Logo Company é possível notar a relação de cada tonalidade com o posicionamento de grandes corporações:

De todo jeito, os materiais ligados ao seu produto ou serviço, sejam apresentações, anúncios, site, blog etc. precisam estar de acordo com os valores e objetivos traçados. Além disso, devem apresentar coerência e transparência na mensagem que você deseja transmitir.

Na dúvida, sempre faça testes para identificar o que dá certo. Comece com duas opções e veja qual tem a melhor performance. Existe uma infinidade de cores que você pode usufrui - e muito além do arco-íris, hein?

PUBLICAÇÕES RECENTES

NOSSAS REDES SOCIAIS 

  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
bottom of page