WhatsApp e a Segurança nas Conversas e Transações

O mundo digital sempre está trazendo grandes novidades para facilitar - e MUITO - as nossas vidas. Mas você já viu que agora o WhatsApp permite pagamentos? Ainda não?! Então vem que nós vamos te contar um pouco sobre essa parceria entre o aplicativo de comunicação mais usado no Brasil e a Cielo.


Transferir dinheiro nunca ficou tão fácil como nos dias de hoje: a Cielo vem buscando cada vez mais melhorias e soluções tecnológicas para todos, e foi com esse intuito que surgiu a mais nova funcionalidade do WhatsApp. Sem precisar entrar em aplicativos de bancos, agora é possível exercer uma transferência diretamente do aplicativo em poucos cliques! Tão fácil quanto mandar uma foto ;)


Mas é aquele ditado: com grandes poderes vêm grandes responsabilidades... O WhatsApp é usado por mais de 160 milhões de pessoas aqui no Brasil e a primeira coisa que todo mundo pensou quando foi anunciada a nova funcionalidade foi: há risco de golpe? O aplicativo verdinho, durante a pandemia, foi uma enorme saída para diversos negócios que precisavam de um canal direto de conversas com seus clientes, mas conhecemos muitos históricos de insegurança com números clonados, informações roubadas… Quem dirá sobre dinheiro!


Uma empresa de segurança na internet chamada PSafe realizou uma pesquisa em 2020 para entender melhor essa questão de segurança no WhatsApp, chegando a diversos insights: mais de 8,5 milhões de brasileiros tiveram seu número clonado por conta de algum golpe e 18,2% dos entrevistados disseram que os criminosos usaram seus números para pedir dinheiro a amigos e familiares.

Mas podemos ficar tranquilos; junto à Cielo, todas as transações realizadas pelo WhatsApp contarão com um alto padrão de segurança e certificação, garantindo máxima privacidade dos dados dos clientes. Os pagamentos são protegidos por diversas camadas de segurança, como biometria nos dispositivos dos usuários. Foi garantido que todo o processo de desenvolvimento da funcionalidade foi pensado através da segurança e privacidade de todos, para não ocorrer nenhum risco de golpe.


Caso haja uma tentativa de roubo de uma conta no aplicativo, os criminosos não terão acesso às transações e nem aos dados do cartão da pessoa; isso porque todos os dados são zerados automaticamente caso o WhatsApp seja instalado em outro aparelho. Quando o usuário troca de celular, ele deve cadastrar as informações novamente, pensando sempre na segurança da pessoa.


A funcionalidade do aplicativo está sendo incrementada aos poucos. Atualmente, só é possível receber 20 transações por dia, com um limite de 5 mil reais para enviar ou receber por mês. Além disso, não é necessário ter conta em banco para poder usar, porque está habilitado ao uso de cartões pré-pagos e todas as transferências não possuem taxa!


Você acha que essa nova função do WhatsApp vai pegar? Você confia? Conta pra gente!


Referências:


https://www.cnnbrasil.com.br/branded-content/nacional/a-seguranca-por-tras-da-tecnologia-dos-pagamentos-via-whatsapp/


https://exame.com/tecnologia/whatsapp-agora-tem-pagamentos-veja-cuidados-com-seguranca-no-app/


https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/05/08/whatsapp-e-seguro-para-enviar-e-receber-dinheiro.htm



PUBLICAÇÕES RECENTES