OKR e Gestão de equipes

Cada dia mais, formas de gerir grandes ou pequenas equipes são discutidas. As demandas no ambiente de trabalho englobam divisão e planejamento de tarefas, além de organização pessoal e de equipe, né? Afinal, quais métodos podem realmente potencializar os resultados de um time? O que não pode deixar de existir na organização dos objetivos de uma empresa?


O universo de ferramentas para gestão é amplo e recorrentemente se inova; são inúmeras as técnicas para gerir uma equipe de forma eficiente. É interessante optar por processos simples, de cadência rápida e que tenham uma boa reputação, como é o caso da OKR - essa é novidade, fala aí?!!!


A OKR (Objectives and Key Results) é uma metodologia colaborativa voltada para gestão que tem como intuito simplificar a definição e rastreamento de objetivos de uma empresa - todos se envolvem para alcançar resultados positivos. Criada pelo ex-CEO da Intel Andrew Grove, é utilizada pelo Google desde 1999 e apresenta resultados surpreendentes! Outras grandes empresas também fazem uso desta técnica, como LinkedIn, Spotify, Airbnb, The Guardian e Walmart.


Para colocá-la em ação, é importante estabelecer quais são os objetivos da empresa: ser autoridade no mercado? Oferecer uma experiência de consumo única? Promover impacto social? Pontuar quais são as intenções de cada demanda cria uma equipe mais motivada e focada.


Em seguida, é necessário estabelecer quais são os resultados esperados, o que torna possível mensurar os objetivos, evitando que a mensagem passada para o time seja vaga. De certa forma, são metas menores que tornam o grande objetivo cada vez mais próximo. Por exemplo: para ser uma autoridade no mercado, é preciso aumentar 50% o número de clientes, criar 5 parcerias bem sucedidas com outras empresas e se tornar top of mind no setor em que atua. Lembre-se: você precisa estabelecer resultados quantitativos - o key result deve ser palpável!


Para implementar esta técnica no ambiente de trabalho, alguns pontos devem ser mantidos sempre em mente: consistência, para que os resultados também sejam consistentes, e transparência, para manter uma rede de diálogo com a equipe e sempre tê-la a par do status de cada etapa.


Por fim, é importante ter em mente que metas ambiciosas não são necessariamente desestimulantes pelo fato de serem difíceis de conquistar. Com uma boa gestão, grandes objetivos podem tornar os colaboradores progressivamente mais entusiasmados! Não se esqueça que a OKR é um processo de gestão que está em contínuo crescimento no mercado e tem a capacidade de realmente proporcionar uma mudança organizacional e cultural no ambiente de trabalho.


Cada empresa é única e apresenta seus próprios desafios. Não existe uma única maneira de implementar qualquer tipo de técnica, ta? Cabe ao profissional ter a capacidade e a sensibilidade de captar cada singularidade de seu time e do ecossistema em que trabalha. Além disso, é importante estar sempre atento às novas tendências do mercado, para, assim, entregar a melhor liderança, rumo aos grandes resultados!



Fontes:

https://rockcontent.com/br/blog/okr/#:~:text=OKR%20%C3%A9%20uma%20metodologia%20de,a%20conquista%20dos%20n%C3%BAmeros%20ideais.

https://thomazribas.com/okr/exemplos-de-okr

https://martechseries.com/sales-marketing/understanding-use-okr-marketing/


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