O fenômeno do Big Brother e das marcas


Vamos combinar que de uns anos para cá, não precisa ser grande fã do programa para ter uma ideia do que rola na casa mais vigiada do Brasil. Também sabemos que, com um breve olhar, é possível perceber que o Big Brother é uma máquina de publicidade: a todo momento, marcas estão sendo divulgadas dentro das dinâmicas e no dia-a-dia dos participantes.


Nesta terça-feira (dia 4 de maio), o programa chegou ao fim e essa edição ficou marcada por diversos fatores, mas o principal foi a presença das marcas. Seja nos produtos que os participantes usaram durante os 100 dias, nas provas ou até mesmo nas festas, diversas marcas reafirmaram seu espaço no coração e na memória da audiência, inclusive aquelas com espaços especiais nos comerciais.


A edição bateu recordes! Foram 196 ações de conteúdo de 22 anunciantes nos canais lineares da Globo (TV Globo e Multishow) e 537 ações no digital, entre conteúdos patrocinados na página do BBB no Gshow e ativações nas redes sociais oficiais do programa. Loucura, né? Mas convenhamos, se teve tanta marca pagando pra estar no programa é porque dá retorno!


“Foram múltiplas oportunidades de aproveitar o engajamento gerado pelo programa em todas as telas, que foram muito bem utilizadas por agências e anunciantes em parceria com nossos times de comercialização e conteúdo, além do apoio fundamental do time do programa na criação e desenvolvimento das ações”


-Manzar Feres, diretora de negócios integrados em publicidade da Globo.


Uma das inserções mais poderosas da edição foi a do McDonald’s, que se iniciou com uma festa do pijama, ambientada com decorações que criaram um verdadeiro universo da marca e ofereceu aos participantes lanches personalizados. Fora da casa e durante o programa, o público pode comprar - através do app iFood - a “Méqui BBBox - Festa do Pijama”, que contava com um item especial sortido e combos. Foi uma oportunidade de criar uma memória para o público: comer méqui de pijama com seus familiares e ainda se divertir assistindo BBB. Toda a ação, desenvolvida pela DPZ&T em parceria com a Globo foi um grande sucesso, aumentou 1000% as menções espontâneas da marca nas redes sociais, esgotou os produtos e fortaleceu ainda mais o amor por méqui!

Estar presente na casa mais vigiada do Brasil trouxe resultados impressionantes para a Above, uma das 6 marcas que recebeu o licenciamento do reality e criou uma linha de desodorantes com a temática. Foi um crescimento de 109% em comparação à mesma época de 2020.


“O BBB sempre mexeu muito com quem está do lado de fora da casa. Precisávamos criar alguma ação que provocasse algo nesse desejo, que conseguisse aproximar os espectadores da tão distante casa e que gerasse bastante engajamento”


-Gustavo Malucelli Bacila, presidente da Baston Aerossóis, fabricante da Above.


Afinal, qual é a receita desse sucesso todo? Muitas marcas acreditam que a alta audiência do programa somada ao engajamento nas redes sociais é o que garante um retorno positivo. A moral da história é que não precisamos sentar no sofá toda noite pra assistir BBB, mas é importante ficarmos de olho na forma como ele virou uma verdadeira vitrine para marcas e qual é o impacto que isso causa no mercado da publicidade.



Fonte:

https://propmark.com.br/midia/bbb21-comercializa-mais-de-2-milhoes-de-produtos-licenciados/

https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2021/05/03/big-dos-bigs-bbb-21-tem-196-acoes-de-marcas.html

meioemensagem.com.br/home/midia/2021/03/25/os-bastidores-das-acoes-de-marcas-no-bbb-21.html

https://exame.com/marketing/mcdonalds-tem-novos-recordes-de-marca-apos-festa-do-pijama-no-bbb-21/

https://propmark.com.br/anunciantes/festa-do-mequi-no-bbb-o-maior-merchan-do-reality/


PUBLICAÇÕES RECENTES

NOSSAS REDES SOCIAIS 

  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin