A inteligência artificial como ferramenta de negócios

Estar atento às inovações do mercado e às formas de transformar seu negócio - para assim, potencializar seus resultados - é um assunto que sempre trazemos aqui no blog. Observar com atenção novas tendências é um comportamento chave para o sucesso de um profissional ou até mesmo de uma companhia, né? Um grande exemplo de tecnologia para ficarmos de olho é a Inteligência Artificial (IA) e todos seus possíveis desmembramentos! Fica ligado, hein?!


Em 1940, se iniciaram os estudos relacionados ao ramo da ciência da computação que hoje é conhecido como Inteligência Artificial. Essas pesquisas eram realizadas somente com a intenção de encontrar novas funcionalidades para o computador (que estava sendo desenvolvido na época), porém, com o passar do tempo, surgiram outras formas de aplicar estes conhecimentos, como é o caso da linha de estudo biológica de IA. Até hoje, ela se aprofunda na forma como o cérebro do homem funciona e possibilita que máquinas sejam capazes de performar atividades humanas complexas, como o raciocínio, tomada de decisões, resolução de problemas etc.


Ok, mas e aí, como isso entra no meu negócio? Esse é o pulo do gato! Cada vez mais, as empresas estão aplicando ferramentas de automação que facilitam e otimizam processos do dia-a-dia, o que gera resultados impressionantes. Todas essas funções, independentemente do setor de atuação, são geradas através de abordagens Data Driven - coleta, processamento, análise e interpretação de dados.


IA apresenta diversos conceitos, como a Ciência de Dados/Data Science que funciona a partir da obtenção e análise de dados para geração de insights e encaminha a tomada de decisões e criação de estratégias - assim, a empresa aumenta sua capacidade preditiva, sabe? Outra aplicação interessante da Inteligência Artificial é o Machine Learning, metodologia que torna os sistemas capazes de aprender e evoluir de forma quase autônoma (as próprias campanhas de mídia paga nas redes sociais funcionam assim). Sem contar com o Deep Learning, que funciona como uma espécie de aprofundamento do Machine Learning, pois é capaz de aprender padrões complexos e lidar com altos números de dados. Mais inteligente que a gente kkk


Grandes empresas têm a Inteligência Artificial como aliada. Reconhecida como a segunda maior montadora de carros do mundo, a Tesla trabalha com a entrega de processadores de IA para seus veículos. Incrível, né? O intuito da empresa é criar carros autônomos, então desde 2016 eles desenvolvem chips de direção que no futuro tornarão possíveis viagens em que o motorista vai somente precisar digitar o endereço e ir dormindo até o destino final, sem risco algum de acidentes! Outras empresas líderes do mercado de tecnologia - Amazon, Google e Microsoft - entregam serviços e produtos de alta qualidade através da IA, como Alexa, AWS, Google Fotos, Duplex AI etc.


É muito louco pensar que cada vez mais as máquinas estão realizando funções que há tempos só nós humanos éramos capazes de fazer! E aí, como você vai desenvolver cada vez mais esse pensamento analítico e estratégico em parceria com as máquinas? Se mantenha sempre por dentro das novas tecnologias e de novas formas de bombar seu negócio!


Fonte:

https://www.tecmundo.com.br/intel/1039-o-que-e-inteligencia-artificial-.htm

https://certi.org.br/blog/inteligencia-artificial-aplicada-aos-negocios/

https://stefanini.com/pt-br/trends/artigos/5-empresas-que-investem-em-ia


PUBLICAÇÕES RECENTES

NOSSAS REDES SOCIAIS 

  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin